Se não existisse a Biblia a Palavra de Deus sumiria?

Quando o sábio aponta para as estrelas, o idiota olha para o dedo… (Provérbio chinês)

Algumas vezes tenho a “sorte” de ler alguns argumentos ateístas que me fariam rir se não fosse tão trágico. Pior ainda são cristãos usando a mesma lógica para justificar seus atos, explico: estou falando de pessoas que partem do pressuposto de que o fato de alguma atitude estar relatada na Bíblia entendem que é o suficiente para que esta seja aprovada por Deus (tipo o fato de Davi ser descrito como o homem com o coração segundo Deus e ainda sim mentir e pegar a mulher do vizinho), ou se apegam a detalhes tão insignificantes e isolam uma ou outra passagem e fazem disso uma bandeira para distorcer a Palavra de Deus e fazê-la cair em descrédito ou criar heresias.

Me lembra uma cena dos Simpson’s onde o Bart fica anotando palavras da Bíblia que ele poderia usar como xingamento, como coito, meretriz e bastardo, aí ele teria o que falar caso sua mãe reclamasse afinal elas estão na Bíblia. É hilário pensar que esse argumento dele funcionaria, mas eu não duvido muito que deixaria muita gente desconcertada rs. (em breve eu vou escrever sobre palavrão e falo mais disso hehe)

Gostaria que algumas pessoas entendessem 3 verdades sobre a Bíblia

  1. Toda ela é verdade, mas isso não significa que ela é toda a verdade (Fabrício Cunha)
  2. Ela não é um relato 100% acurado cientificamente sobre a geologia, genética ou qualquer outra ciência, eu não tenho crise de consciência ao me dizerem que a Bíblia não menciona a criação dos dinossauros.
  3. Ela não é absoluta, somente Deus é absoluto.

Agora vamos explicar melhor cada item antes que me ponham na fogueira rs

1 – Toda ela é verdade, mas isso não significa que ela é toda a verdade

Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; (Romanos 1:20)

Achei até mesmo estranho que essa frase tenha crido polêmica no blog do Fabrício quando ele usou em um texto dele, pois para mim sempre foi muito presente na minha vida Deus se revelando de maneira empírica através de coisas simples do dia a dia. Ele usou isso para me converter e ainda hoje como cristão eu aprendo muito da mesma maneira, seja através de uma música “do mundo”, um filme qualquer (até fiz um post baseado no Tropa de Elite, lembram?).

Hoje eu confronto as coisas que eu vivo à luz da Bíblia, mas sei que fora dela há sabedoria também (estou usando um provérbio chinês nesse texto por ex rs). Deus se revela nas sutilezas do dia a dia a todo instante, numa atitude que você toma, em um bom dia que te anima num dia mau humorado e etc. A Bíblia me serve como um guia, lâmpada para meus pés (Salmos 119:105) mas não é a totalidade do meu relacionamento com Deus.

2 – Ela não é um relato 100% acurado cientificamente

Continua no próximo post … hehe

Que Deus abençoe

Lucas Lainetti