Se não existisse a Biblia a Palavra de Deus sumiria?

Quando o sábio aponta para as estrelas, o idiota olha para o dedo… (Provérbio chinês)

Algumas vezes tenho a “sorte” de ler alguns argumentos ateístas que me fariam rir se não fosse tão trágico. Pior ainda são cristãos usando a mesma lógica para justificar seus atos, explico: estou falando de pessoas que partem do pressuposto de que o fato de alguma atitude estar relatada na Bíblia entendem que é o suficiente para que esta seja aprovada por Deus (tipo o fato de Davi ser descrito como o homem com o coração segundo Deus e ainda sim mentir e pegar a mulher do vizinho), ou se apegam a detalhes tão insignificantes e isolam uma ou outra passagem e fazem disso uma bandeira para distorcer a Palavra de Deus e fazê-la cair em descrédito ou criar heresias.

Me lembra uma cena dos Simpson’s onde o Bart fica anotando palavras da Bíblia que ele poderia usar como xingamento, como coito, meretriz e bastardo, aí ele teria o que falar caso sua mãe reclamasse afinal elas estão na Bíblia. É hilário pensar que esse argumento dele funcionaria, mas eu não duvido muito que deixaria muita gente desconcertada rs. (em breve eu vou escrever sobre palavrão e falo mais disso hehe)

Gostaria que algumas pessoas entendessem 3 verdades sobre a Bíblia

  1. Toda ela é verdade, mas isso não significa que ela é toda a verdade (Fabrício Cunha)
  2. Ela não é um relato 100% acurado cientificamente sobre a geologia, genética ou qualquer outra ciência, eu não tenho crise de consciência ao me dizerem que a Bíblia não menciona a criação dos dinossauros.
  3. Ela não é absoluta, somente Deus é absoluto.

Agora vamos explicar melhor cada item antes que me ponham na fogueira rs

1 – Toda ela é verdade, mas isso não significa que ela é toda a verdade

Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; (Romanos 1:20)

Achei até mesmo estranho que essa frase tenha crido polêmica no blog do Fabrício quando ele usou em um texto dele, pois para mim sempre foi muito presente na minha vida Deus se revelando de maneira empírica através de coisas simples do dia a dia. Ele usou isso para me converter e ainda hoje como cristão eu aprendo muito da mesma maneira, seja através de uma música “do mundo”, um filme qualquer (até fiz um post baseado no Tropa de Elite, lembram?).

Hoje eu confronto as coisas que eu vivo à luz da Bíblia, mas sei que fora dela há sabedoria também (estou usando um provérbio chinês nesse texto por ex rs). Deus se revela nas sutilezas do dia a dia a todo instante, numa atitude que você toma, em um bom dia que te anima num dia mau humorado e etc. A Bíblia me serve como um guia, lâmpada para meus pés (Salmos 119:105) mas não é a totalidade do meu relacionamento com Deus.

2 – Ela não é um relato 100% acurado cientificamente

Continua no próximo post … hehe

Que Deus abençoe

Lucas Lainetti

Anúncios

Sobre Lucas Lainetti
Cristão teimoso em continuar seguindo Ele apesar da igreja rs, sobrevivente de evangelho pós moderno. Não sou teólogo, nem pastor, também não recebi nenhuma unção especial me tornando acima de alguém. Ás vezes sou um trabalhador ás vezes sou só um cidadão, ora amigo na alegria ora irmão na angústia, marido sempre feliz e orgulhoso da esposa. Mas em todo o tempo eu sou cristão tentando ser um sinal do reino fora do templo

3 Responses to Se não existisse a Biblia a Palavra de Deus sumiria?

  1. Augusto Men says:

    Gostei. Muitas pessoas podem ficar chocadas com isso, mas a Bíblia realmente não é toda a verdade. Mas ela é toda a verdade que o homem precisa saber acerca das coisas espirituais (pelo menos no ponto de vista de Deus, quem quiser ir além o faz contra a vontade dele).
    A própria Bíblia diz isso: As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. Dt 29:29

    Cara, quero te conhecer. Deus te abençoe.

    • sempre fui da opinião que Deus se revela de diversas formas e da maneira que Ele quiser, como é o caso da mula com Balaão ou a sarça ardente com moisés ou mais frequentemente através de sutilezas mesmo que falam diretamente no nosso íntimo.

      eu só queria que as pessoas deixassem de ter preconceito e fobia com as coisas “do mundo” e cegas com relação as da igreja. No caso de músicas é muito comum, antigamente o famigerado Ozzy Osbourne foi taxado por grupos cristãos norte americanos como anti cristo pela sua música Suicide Solution, dizendo que levavam os jovens ao suicídio sendo que uma simples leitura da letra dela da pra entender perfeitamente que ela fala CONTRA alcoolismo (Solution seria no sentido de mistura e não de resolução, na musica ele fala q o álcool é uma mistura suicida)

      Por outro lado cansei de escutar musicas “gospel” extremamente hereges que logo de primeira me causaram furor suas letras por tamanha ofensa à Palavra (e a minha inteligencia tb) .. no entanto essas passam batido nos ouvidos do mesmo que demonizam qualquer coisa fora do mundinho gospel só pelo fato de ter alguns versículos bíblicos soltos na letra e assim cada vez mais cresce a heresia no nosso meio.

      vou entrar mais no assunto de contexto bíblico nos próximos textos, se alguém ao terminar de ler deixar de encarar a Bíblia como uma receita de bolo e passar a encarar como um livro de referência histórica de pessoas que eram falhas mas tinham um relacionamento íntimo com Deus já me dou por feliz rs

      cara, se quiser me manda teu msn pro e-mail do blog q eu te adiciono e vamos nos falando, sempre é bom trocar experiências

      abraços

  2. Pri says:

    Temos o privilégio de contemplar Papai do céu através dos Seus feitos…criação e criaturas existentes na natureza…..a Bíblia com certeza tem sua participação fundamental na nossa caminhada rumo ao céu..mas tenho certeza que se ela não existisse Papai do céu teria outros planos B…C…D…tantos quantos fossem necessários para reafirmar o Seu grandioso amor por nós e também para que pudéssemos reconhecer o Seu poder!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: