Marcha pra Jesus 2011

Mais um evento onde os evangélicos, ou pelo menos aqueles que assim se proclamam, saem pelas ruas de suas cidades proclamando a Jesus como Senhor da cidade, salvação para os cidadãos, esperança para um mundo melhor com Jesus.

Segundo a Santa Madre Wikipédia, a Marcha para Jesus é um evento internacional e interdenominacional (ou seja, realizados conjuntamente por diversas denominações evangélicas) que ocorre anualmente em milhares de cidades do mundo. Entre 1994 e 2000 foi realizada como um evento global, ocorrendo em cerca de 170 países na mesma data.

A primeira Marcha para Jesus aconteceu em 1987 na cidade de Londres, no (Reino Unido), chamada de “City March”, foi criada pelo pastor Roger Forster, da Ichthus Christian Fellowship, pelo cantor e compositor Graham Kendrick, Gerald Coates do movimento Pioneer e Lynn Green, de Youth with a Mission. A expectativa inicial de 5 mil pessoas foi largamente superada pela presença de 15 mil participantes, motivando a realização de um novo evento.
Em 1990, a Marcha já havia se espalhado por 49 cidades em todo o Reino Unido e também em Belfast (capital da Irlanda do Norte), onde 6 mil católicos e protestantes se reuniram. A estimativa foi de cerca de 200 mil religiosos participando do evento. A Marcha logo se expandiu para os demais continentes. No ano de 1993 o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil.

Em 1994 foi realizada a primeira versão global do evento, alcançando 170 países e com a presença de 10 milhões de participantes. A última versão global da “marcha” aconteceu em 10 de junho de 2000. Desde então, o grupo organizador original se dispersou e a organização do evento tem ocorrido por parte de iniciativas locais distintas .

No Brasil
O evento chegou ao Brasil, através da iniciativa de lideranças evangélicas, principalmente da Igreja Renascer em Cristo e de outras igrejas neopentecostais, apoiada também por igrejas tradicionais e pentecostais.

A maior das Marchas para Jesus é realizada na cidade de São Paulo e reúne anualmente milhões de pessoas. Além desta, centenas de cidades pelo mundo e no Brasil, incluindo as principais capitais do país, possuem a sua edição do evento.

Fazendo parte do calendário oficial de diversas cidades, a Marcha para Jesus conta com a participação de trios elétricos de diversas comunidades e igrejas cristãs, envolvendo diversas denominações. Em setembro de 2009 o presidente Lula sancionou lei que transformou a data da Marcha para Jesus. Por força desta lei a Marcha passa a ser comemorada anualmente no sábado seguinte ao 60º dia após o domingo de Páscoa.

A minha pergunta é, para que serve a Marcha para Jesus? Qual o seu propósito? A que ela veio?

São perguntas que possuem muitas respostas.

Existem aqueles que dizem que ela possui embasamento bíblico, tentando justificar algo que na minha opinião, cai naquilo que o mano Gustavo postou aqui sobre usar a Bíblia para se justificar.

Li no blog de um pastor (melhor não citar nomes) que os textos que dão legalidade para tal evento seriam Êxodo 14, Josué 6 e João 13:35: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”. Mas então o fato de caminharmos na rua é demonstração de amor e comunhão? Pra mim comunhão tem outra conotação. Tem haver com caminhar diariamente, conhecer, repartir o pão, se importar.

Infelizmente o que mais vejo são lutas com unhas e dentes por “suas” visões de Evangelho, de salvação, etc.

Mas também existem aqueles que cerram seus dentes e levantam suas bandeiras do contra. Rechaçando qualquer manifestação exterior como se algo completamente anti-bíblico, do capeta, etc.

A verdade é que a Marcha poderia ter uma conotação mais profunda e nobre ao invés de ser usada para palanque político e interesseiro.

Bem, antes que o Mauro (vê se pára de trollar como anônimo tá!) me detone, quero dizer que não tenho nada contra quem vai lá, eu já fui. Aliás creio que posso usar a Marcha para mostrar para meus filhos que, como povo de Deus, podemos caminhar em unidade apesar das doutrinas e visões que nos separam.

Mas também tenho que ensinar a eles que infelizmente existem pessoas que usam esses eventos para se auto promoverem.

Pessoas com interesses alheios aos ensinamentos de Jesus e onde o amor é deixado de lado em prol da projeção política e glamorosa que se dá a eles. Mas quero crer que são poucos lobos no meio do rebanho que fazem isso.
Embora pareça utópico, mas ainda creio que a marcha poderia ser apenas uma desculpa para nos reunirmos publicamente para demandar ações de justiça nos nossos bairros, na cidade, na Assembléia Legislativa, na Prefeitura Municipal, nas nossas denominações (Ah sim, precisamos limpar nossos templos de toda mentira também, ou você acha que não existe isso?).

Se você vai, então te digo, vá até lá e mostre sua cara.

Diga NÃO a corrupção, a ganância, a mentira de crentes e não crentes. DIGA que o $how precisa parar dentro e fora dos ambientes evangélicos. DIGA que precisamos voltar ao Evangelho puro e simples de Jesus, onde a marcha teria outro significado.

Se o tema desse ano é a UNIDADE, então não leve bandeiras de sua denominação, camisetas que dizem que vocês são de A ou B. Seja uníssono pela menos desta vez e diga que você serve a um único Pastor, Senhor e Salvador, dentro de apenas UMA única e verdadeira Igreja. E assim meu irmão, você será verdadeiramente integrante dessa tão desejada unidade da Igreja, tão mal interpretada e buscada.

Soli Deo Gloria

Via: Crentassos

Anúncios

Sobre Sinal do Reino
Um blog que traz mensagens diárias do cotidiano da vida cristã, feito por cristãos como qualquer outro. Não somos pastores, nem teólogos, muito menos apóstolos, profetas ou seja lá o que for. Somos almas sobreviventes que teimam em seguir a Cristo apesar da igreja e este blog traz uma pouco dos nossos pensamentos e histórias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: