Mandamentos Esquecidos (1)

Se você fizer uma enquete em qualquer igreja perguntando quais eram os 12 apóstolos é muito provável que a maioria saiba de cabeça 3 ou 4, isso sem contar aqueles que respondem “Sei todos, olha só, Pedro, Mateus, Marcos, João, Lucas, Paulo, Abraão, Isaque, Jacó, Salomão, Thiago e Tomé, viu só? Falei os 12 de cabeça”.

Não vai ser lá muito diferente se você perguntar sobre os 10 mandamentos, confesso que não sei a resposta de cabeça (nunca fui bom com essas coisas rs), mas uma coisa me chamou atenção é que existem mandamentos que todo mundo sabe de cabeça mas ninguém presta atenção.

Faz um tempinho já que eu tava na cabeça de escrever uma série sobre os “Mandamentos Esquecidos”, mas não consegui concluir a lista rs, então vou publicar essa primeira parte e quando tiver a ideia de outra eu faço o próximo capítulo mas eu não sei quando vai ser rs.

Vamos começar com ….

“Não tomarás em vão o nome do Senhor teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.” (Êxodo 20:7)

Na cultura judaica o temor com o nome de Deus e com as Escrituras é tão grande que para se ler é usado uma varinha para não se tocar naquilo que é Sagrado, quando os escribas antigos iam copiar as escrituras se purificavam para poder escrever o nome de Deus e se algum escrito saísse com defeito ele era guardado no genizah para que fosse descartado de maneira apropriada, pois de modo algum algo contendo o nome de Deus poderia ter o mesmo destino do lixo comum.

Tava lembrando esses dias de quando eu estava no primário e a tia Maroca pedia para os alunos procurarem verbetes no dicionário. Um dos maiores que eu encontrei foi “diabo”, fiquei impressionado com o número de sinônimos para ele, as pessoas parecem ter mais temor de falar o nome do diabo do que o de Deus. É um tal de “ai meu Deus” pra cá “oh Jesus” pra lá e também tem os crentes que usam “em nome de Jesus” no lugar da virgula (literalmente, é sério gente, eu já vi). Mas para mencionar o diabo usam um monte de artifícios, é o coisa-ruim, o capiroto e por aí vai, no tempo dos avós tinha até aquela pausa dramática para falar do diabo seguido de três batidas na madeira para afastar o mal.

Clique na figura para ver a charge completa (mto bom rs)
(Charge de Carlos Ruas via Um Sábado Qualquer)

Agora vamos um pouco além, eu já vi gente orar e usar “em nome de Jesus” para tudo, mas tudo mesmo, orar pra perder 3 quilinhos antes do carnaval (dieta e exercício nem pensar né?), para arrumar vaga em estacionamento de shopping em época de natal (admito que isso seja quase um milagre mesmo rs) e até para conseguir ir no banheiro (não acredita?? Clique aqui). Isso sem contar em pregações prometendo estripulias, desde conseguir marcar consulta no SUS em até 3 meses até emagrecimento instantâneo, em nome de Jesus.

Olha eu tenho que dizer uma coisa, esse negócio de que orar é falar com Deus, a Bíblia ta falando sério, tá? Temos que ter maturidade para saber o que falar com Deus, sim o véu foi rasgado, temos direto acesso a Ele mas isso não significa que podemos ficar enchendo os pacova de Deus para qualquer coisa, existem coisas que somos nós mesmo que temos que nos mexer para resolver, se quiser ir fazer cocô na casa do Pedrinho pois vá até lá (se não entendeu clique aqui).

Aproveite seu tempo de oração para se relacionar com Deus, para criar mais intimidade no seu relacionamento com Ele, para se render a Sua vontade que é boa, perfeita e agradável, porque isso sim é importante.

 

Que Deus abençoe
Lucas Lainetti

Anúncios

Sobre Lucas Lainetti
Cristão teimoso em continuar seguindo Ele apesar da igreja rs, sobrevivente de evangelho pós moderno. Não sou teólogo, nem pastor, também não recebi nenhuma unção especial me tornando acima de alguém. Ás vezes sou um trabalhador ás vezes sou só um cidadão, ora amigo na alegria ora irmão na angústia, marido sempre feliz e orgulhoso da esposa. Mas em todo o tempo eu sou cristão tentando ser um sinal do reino fora do templo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: