Exegese: Interpretando a Bíblia para os dias de hoje

Exegese é a interpretação profunda de um texto bíblico, jurídico ou literário. Embora a gente viva na graça de Cristo, sabemos que Ele não veio para abolir a lei e sim para cumpri-la, tentamos segui-la por amor e não por que a lei vá nos condenar pois sabemos que o mérito da salvação está  em Cristo.

Por isso é importante nos dias de hoje interpretarmos as Escrituras para nossa vida cotidiana, gastando o português culto (rs), ser um exegeta. Ser exegeta é aplicar o texto no contexto cultural da época do texto lido e extrair os princípios morais e culturais para o tempo presente, para fazer isso é necessário observar 3 pontos importantes:

  1. Interpretar o contexto da passagem e saber o por que aquele texto foi construído daquela forma, como dizem texto fora de contexto vira pretexto.
  2. Entender a finalidade do mandamento, lei, parábola etc. Entender o por que de algo torna muito mais fácil contextualizar para os dias atuais.
  3. Saber interpretar um texto simples na língua em que ele tá escrito (dard), parece óbvio mas senão for assim pode acontecer o mesmo que ocorreu no vídeo abaixo

hehe esse vídeo é bem antiguinho eu sei, mas eu acabei lembrando dele hoje, esse tragicômico episódio ainda acontece todos os dias 😦 para quem tem conhecimento da Palavra chega a ser cômico os absurdos que alguns “pastores” falam, o duro é quando acham que é tudo farinha do mesmo saco e por isso vemos o nome de Cristo envergonhado.

Que Deus abençoe
Lucas Lainetti

Anúncios

Sobre Lucas Lainetti
Cristão teimoso em continuar seguindo Ele apesar da igreja rs, sobrevivente de evangelho pós moderno. Não sou teólogo, nem pastor, também não recebi nenhuma unção especial me tornando acima de alguém. Ás vezes sou um trabalhador ás vezes sou só um cidadão, ora amigo na alegria ora irmão na angústia, marido sempre feliz e orgulhoso da esposa. Mas em todo o tempo eu sou cristão tentando ser um sinal do reino fora do templo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: