Qual é o papel do homem e o da mulher no relacionamento? Parte 5

Organizadora

Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas servas. Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha. Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos. Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite. (Provérbios 31:15-18)

Confesso que é um tanto difícil “traduzir” algumas coisas do livro de provérbios para os dias de hoje, especialmente quando se trata dessa parte que se refere às mulheres, pois o papel delas mudou muito desde os tempos bíblicos rs. A primeira vez que li provérbios 31 a impressão que me deu foi que essa era a descrição de uma “Amélia” e isso me causou estranheza pois sinceramente é um tanto difícil de encaixar na sociedade atual. Mas depois de algum tempo consegui enxergar uma mulher “moderna” nessas palavras de Lemuel, passei a ler o texto não de forma tão literal mas sim o que ele queria dizer pelo contexto, qual a essência dele.

Uma das características que eu pude enxergar nesses versículos que eu coloquei no inicio do texto é justamente a que mais se encaixa com a mulher moderna, ela organiza as coisas na casa. Já notaram que muitas vezes nós homens vivemos no mundo da lua? Se deixar colocamos uma meia de cada cor pela manhã e nos perdemos no meio de nossa bagunça. A melhor coisa é ter alguém para nos ajudar a nos organizarmos, não é ter uma mãe, mas sim ter alguém que nos ajude a ver nossos pontos cegos e colocar a vida em ordem.

Sábia

Fala com sabedoria e ensina com amor. (Provérbios 31: 26)

Ah a sabedoria, algo que eu gostaria de ter sem medida, creio que logo após a graça, é o melhor presente de Deus. Tanto homens quanto mulheres podem ser igualmente sábios e devem buscar a sabedoria, mas homens tendem a ter um temperamento mais agressivo e explosivo e é justamente aí que complica rs, na família é necessário alguém que ensine com amor e isso é um pouco mais complicado para homens que tem um comportamento mais duro. Sim nós amamos e queremos o melhor para nossa família, mas muitas vezes nos nossos métodos não transparecemos esse amor.

A mulher tem maior facilidade em transmitir palavras de ternura, elas tem uma sensibilidade maior com emoções (homens também tem emoções mas nós não nos importamos hehe), ensinar com amor é um papel fundamental, sentir o clima emocional da família e agir de forma coerente para exortar ou cuidar de todos é algo que é questão de sobrevivência da saúde emocional de todos.

Continua …

Que Deus abençoe
Lucas Lainetti

Anúncios

Sobre Lucas Lainetti
Cristão teimoso em continuar seguindo Ele apesar da igreja rs, sobrevivente de evangelho pós moderno. Não sou teólogo, nem pastor, também não recebi nenhuma unção especial me tornando acima de alguém. Ás vezes sou um trabalhador ás vezes sou só um cidadão, ora amigo na alegria ora irmão na angústia, marido sempre feliz e orgulhoso da esposa. Mas em todo o tempo eu sou cristão tentando ser um sinal do reino fora do templo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: