Qual é o papel do homem e o da mulher no relacionamento? Parte 4

Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida. (Provérbios 31: 10-12)

Auxiliadora

A liderança no casamento não significa de forma alguma superioridade, melhor qualificação e muito menos tirania. Submissão não significa ser reprimida, diminuída ou fraqueza. Homens e mulheres são ambos criados a semelhança de Deus e são vistos com igualdade diante dEle, uma só carne também significa estar em pé de igualdade, mas igualdade não significa ser igual.

Uma vez estava vendo em um blog uma discussão sobre um texto que falava de algumas características de Deus e algumas delas eram características intrinsecamente maternas, isso gerou uma confusão sem fim nos comentários pois tinha gente afirmava que seguia a um Deus e não deusa, que estavam tentando feminilizar Deus e etc. (comentário: eu ainda abismado ao ver que a essa altura do campeonato acha que Deus é homem, tem sexo e outras características nossas) Um comentário me chamou muita atenção: “Deus não possui características femininas, as mulheres, assim como os homens, é que possuem características divinas”.

Os papéis do homem e da mulher são diferentes e complementares, não podem competir entre si, aí é que entra o papel de auxiliadora, ajudar pressupõe colaborar para o mesmo propósito competir para ocupar certo papel só atrapalha e distorce o propósito do casamento. O casal deve trabalhar juntos como um time, eu sempre converso com a Júlia sobre as decisões a serem tomadas, normalmente sou eu que decido as direções que vamos tomar e o que fazer, mas ela me ajuda a pensar a esquematizar e etc. Consegue imaginar a zona que seria se cada um tentar se impor com ideias diferentes? Nunca faríamos nada juntos!

Claro que nós, homens, não somos nada perfeitos e as vezes começamos a ir pelo caminho errado e precisamos de um bom puxão de orelha. Nesse caso a esposa deve respeitosamente conversar a sós com o marido. Deve confrontá-lo através do evangelho mostrando algo que ele deveria considerar ou mostrar com sabedoria onde ele está errando, mas nunca, nunca mesmo, deve fazer isso na frente dos outros, principalmente dos filhos, (tá, isso vale pros dois, retrucar ou desmentir o cônjuge na frente dos filhos é meio caminho andado para se ter um filho rebelde), muito menos deve se estressar e tentar tomar o controle de tudo se achar que ele está errado.

A esposa também deve dar suporte ao marido, isso é uma questão do dia a dia mesmo, muitas vezes tive que trabalhar até tarde e/ou de fim de semana e a Júlia ficava acordada até mais tarde para me dar “apoio moral” ou atravessava a cidade só pra ir almoçar comigo, são coisas simples mas que fazem diferença nesses momentos. Uma caneca de café com leite pode parecer pouco do ponto de vista material, mas num dia difícil de trabalho, ela feita com carinho e sem nem se quer pedir tem um valor inestimável, aquela atitude revigora completamente a gente.

Vejo minha esposa como minha confidente, principal influência e aliada. Agradeço a Deus por ela na minha vida.

Amanhã tem mais!

Que Deus abençoe

Lucas Lainetti

 

Anúncios

Sobre Lucas Lainetti
Cristão teimoso em continuar seguindo Ele apesar da igreja rs, sobrevivente de evangelho pós moderno. Não sou teólogo, nem pastor, também não recebi nenhuma unção especial me tornando acima de alguém. Ás vezes sou um trabalhador ás vezes sou só um cidadão, ora amigo na alegria ora irmão na angústia, marido sempre feliz e orgulhoso da esposa. Mas em todo o tempo eu sou cristão tentando ser um sinal do reino fora do templo

One Response to Qual é o papel do homem e o da mulher no relacionamento? Parte 4

  1. Angelo Santana says:

    Graça e Paz!
    Muito bom os textos sobre os papéis do homem e mulher numa relação conjugal. A palavra de Deus é muito eficaz nessa questão e nós é que complicamos tudo.
    Grande abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: