Qual é o papel do homem e o da mulher no relacionamento? Parte 3

Certa vez um pregador falava sobre o homem e a mulher no casamento em sua igreja:
– Meus caros, Paulo afirma que na relação o homem é a cabeça e se ele é a cabeça a mulher é …
– O pescoço que vira a cabeça pra onde quiser – gritou alguém do fundo

Vivemos em uma sociedade muito diferente da sociedade bíblica, durante séculos e séculos a sociedade foi basicamente patriarcal, o papel da mulher era desprezado e muitas vezes ela não era nem tratada como uma pessoa. Ainda me parece um tanto deslocado o fato de Paulo falar para as mulheres se sujeitarem aos seus maridos, não me parece que era uma sociedade que as mulheres tivessem alguma voz. No AT também existem várias referências do papel da mulher, no livro de Provérbios cap. 31:10 em diante é uma descrição completa da mulher virtuosa.

Durante esses séculos os homens deturparam sua liderança transformando-a em opressão, as sociedades patriarcais permaneceram ao longo dos tempos, mesmo na sociedade industrial. Antes o trabalho e a casa eram um só e agora esses ambientes são divididos. Permanece o poder patriarcal na família, mas a mulher das camadas populares foi submetida ao trabalho fabril. A opressão às mulheres aumenta fazendo elas trabalharem mais para ganhar a metade do que os homens ganhavam, diante de tanta opressão surge o movimento feminista em busca de melhores condições de trabalho, igualdade de jornada de trabalho para homens e mulheres e o direito de voto. Até aí tudo bem e muito justo, o problema foi quando as feministas acharam que deveriam fazer as mesmas coisas que os homens. Mas se os homens estavam fazendo burrada formando uma sociedade chauvinista patriarcal, querer ser exatamente igual seria fazer a mesma cagada burrada só que com papéis invertidos. Aí é que gerou essa zona toda que vivemos hoje.

Ao ser incorporada ao mundo do trabalho fabril a mulher passou a ter uma dupla jornada de trabalho. A ela cabia cuidar da prole, dos afazeres domésticos e também do trabalho remunerado. No século XVIII e XIX o abandono do lar pela mães que trabalhavam nas fábricas levou a desestruturação dos laços familiares e os vícios decorrentes do ambiente de trabalho promíscuo fez crescer os conflitos sociais e por efeito sérias consequências para a vida das crianças.

Se parece deslocado os conselhos de Paulo e Lemuel a respeito dos papéis do homem e da mulher em uma sociedade estabelecida em uma hierarquia patriarcal que até aquele momento parecia perfeitamente estável, esses conselhos parecem cair como uma luva em uma sociedade pós moderna onde os conceitos não são estáveis e se discute os papéis de cada um na sociedade e na família. Mais recentemente além de discutir o papel do homem e da mulher no relacionamento discute-se também o que é ser homem e o que é ser mulher. O que originalmente era uma discussão de direitos e deveres está tendo desdobramento em uma discussão sobre a sexualidade. (mas isso é outro tópico)

A mulher deve ser respeitada, deve lutar por isso mas deve ter consciência que cada um tem o seu papel distinto na dinâmica conjugal. Ela deve buscar complementar a liderança do homem e não competir por ela. Existem basicamente 4 pontos de maior peso no papel feminino no casamento … continuaremos amanhã rs não percam!

Que Deus abençoe

Lucas Lainetti

Anúncios

Sobre Lucas Lainetti
Cristão teimoso em continuar seguindo Ele apesar da igreja rs, sobrevivente de evangelho pós moderno. Não sou teólogo, nem pastor, também não recebi nenhuma unção especial me tornando acima de alguém. Ás vezes sou um trabalhador ás vezes sou só um cidadão, ora amigo na alegria ora irmão na angústia, marido sempre feliz e orgulhoso da esposa. Mas em todo o tempo eu sou cristão tentando ser um sinal do reino fora do templo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: