Qual é o papel do homem e o da mulher no relacionamento? Parte 2

E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no Jardim do Éden para o lavrar e o guardar. (Gn 2:15)

No meu ultimo post mencionei esse versículo aí em cima, essa foi a primeira menção que encontrei sobre “tarefas do homem” e notei que essa tarefa dada por Deus a Adão para cuidar do jardim do Éden tem uma relação direta com o que Paulo fala na carta aos Efésios:

Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, (Efésios 5:28,29)

Lavrar está relacionado a prover alimento, isso foi posto por Deus desde o inicio como uma tarefa ao homem, ainda no jardim do Éden, não é uma maldição ou nada parecido por que o homem ainda estava no paraíso quando teve que começar a lavrar a terra e o fazia de forma feliz.

Guardar está relacionado a cuidar, ter zelo pelo que está guardando e é algo mais do que natural e prazeroso cuidar daquilo que se ama. Quando se ama algo ou alguém ficamos pensando nisso e queremos o melhor e somos orientados a achar algo que podemos fazer para viabilizar o desenvolvimento do nosso objeto de amor.

Mas por quê o homem?

Postei um vídeo ontem sobre as diferenças entre o cérebro do homem e o da mulher, creio eu que a maioria dos homens se identificaram com o descrito cérebro masculino e isso não é algo cultural, é biológico mesmo, não vivemos mais em uma sociedade em que educa os homens de um jeito e as mulheres de outro isoladamente, todos estão expostos a todo tipo de influência mas geralmente os meninos tendem a pensar de maneira parecida entre si e as meninas idem.

Se você reparar, os homens normalmente pensam orientados a solucionar os problemas, se você conta algum problema a um homem ele vai querer resolver mesmo que não tenha a mínima capacidade para isto. Somos diretos, lógicos e objetivos, queremos resolver algo e rápido, esse tipo de pensamento é mais eficiente para “prover alimento”. Isso não quer dizer em hipótese alguma que as mulheres sejam menos hábeis para exercer qualquer tipo de profissão. Mas em uma família alguém tem que ser responsável por dar as diretrizes de o que fazer para prover sustento à casa, trocando em miúdos, quando acontece algo e vem a pergunta “e agora José?” é justamente o José que tem que responder.

Se a mulher tenta dar a direção da família em momentos de crise financeira ela está assumindo o papel de prover alimento para a casa e se os dois tentam fazer isso é briga na certa. Eu absolutamente não sou contra a mulher trabalhar, em muitos casos é questão de necessidade, mas não creio que seja certo os dois se dedicarem tanto ao sustento da casa e deixarem de lado outros fatores importantes como a vida conjugal, os filhos e etc. A preocupação do sustento deve ser de apenas uma pessoa, os dois podem trabalhar, mas um deles (normalmente a esposa) deve se preocupar com as outras necessidades da casa (amanhã falo disso).

Digo que preferencialmente o homem deve se preocupar com o sustento da casa pelo simples fato que seria um desperdício da habilidade natural de manter a coesão da família e prover sustento emocional, um papel essencialmente feminino (não perca o post de amanhã rs).

Com relação a parte de guardar é algo um tanto instintivo mesmo, os homens são por natureza guardiões e tendem a defender aquilo que ele sente como sendo seu. Parece besta mas é verdade, se um homem não consegue defender e fazer com que sua família se sinta segura ele se sente humilhado, parece que sua força vai embora. Ao mesmo tempo que as mulheres, em sua maioria, por mais que sejam independentes querem se sentir protegidas. Mas guardar vai alem disso, “Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela” (Efésios 5:25) Amar, significa fazê-la se sentir segura mais do que fisicamente, ela deve se sentir segura emocionalmente também, deve saber que o homem está lá para ela. O homem deve se preocupar com o bem estar dela e o seu desenvolvimento espiritual “para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,” (Efésios 5:26). Tá eu sei que tem muita coisa que é capricho delas rs, mas nós também temos que saber distinguir o que é necessário do que é capricho e temos que nos preocupar com o necessário.

Ufa, não é fácil fazer essas coisas, por isso precisamos de alguém para nos ajudar, aí é que entra o papel da mulher para fazer tudo isso funcionar direito (sem que a gente morra no meio do caminho rs) mas amanhã eu continuo, vou começar falando o papel da mulher ….

Que Deus abençoe
Lucas Lainetti

Anúncios

Sobre Lucas Lainetti
Cristão teimoso em continuar seguindo Ele apesar da igreja rs, sobrevivente de evangelho pós moderno. Não sou teólogo, nem pastor, também não recebi nenhuma unção especial me tornando acima de alguém. Ás vezes sou um trabalhador ás vezes sou só um cidadão, ora amigo na alegria ora irmão na angústia, marido sempre feliz e orgulhoso da esposa. Mas em todo o tempo eu sou cristão tentando ser um sinal do reino fora do templo

2 Responses to Qual é o papel do homem e o da mulher no relacionamento? Parte 2

  1. Andréa Yuri says:

    Muito bom cada post. Tenho reservado um tempo para ler e tenho aprendido bastante. Glória a Deus!

  2. Ivana says:

    Ola….

    Mais um post muito bem descrito e que cita o tao importante sentimento de seguranca…Realmente sem ele fica complicado; porem, quando se tem eh mto mais facil!

    Amem
    bjus para os 2
    Ivana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: