Tudo aquilo que a igreja não é!

Não é de hoje que vejo muitos cristãos comentando que estão cansados de igreja e que gostariam de participar da igreja “Cristo em Casa”, vocês conhecem? rs

Baseada num estudo (também) da Mars Hill vou falar um pouquinho sobre esse assunto.

Por que é importante que o cristão estejam juntos em uma igreja? Por que é na igreja que temos a oportunidade de amar ao próximo. Em 1 João 3:10, João fala sobre o que aprendemos com Jesus “Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão. Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.” e mais pra frente ele completa “Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.” 1 João 4:20.

Ser cristão apenas em casa acaba facilitando um pouco as coisas, por que sem a convivência não aparecem os problemas, mas por outro lado as amizades não são aperfeiçoadas, e creio eu que quando você tiver um problema e precisar de alguém pra orar com você acho que seu travesseiro não vai conseguir fazer um bom trabalho. Digo isso por que por mais que você tenha amigos que são cristãos mas vocês não freqüentam a igreja, automaticamente as conversas sobre coisas espirituais vão cessando e chega uma hora que nem se fala mais sobre o assunto.

Eu entendo que muitos tenham ojeriza de igreja, um trauma danado – com a gente aconteceu isso então sei do que estou falando, do momento que saímos da igreja que nos convertemos até o ponto de nos firmarmos em uma igreja e falarmos é aqui que vamos ficar, demorou… Mas como eu sempre digo, erros vamos encontrar em todo lugar, mas se a liderança da igreja está indo no caminho certo o resto vai ser um detalhe.

Mas quando digo igreja digo corpo de Cristo, por que existem alguns conceitos que estão impregnados na nossa cultura sobre igreja que definitivamente aos olhos da Bíblia estão errados!

1. A igreja não é um prédio.

Mas… Se olharmos no dicionário a definição que encontramos é: “Edifício dedicado ao culto de qualquer confissão cristã.”

Porém não é nada disso, igreja somos nós! Cada um de nós cristãos somos o corpo de Cristo. Por que se você for freqüentador de uma igreja e entrar mudo e sair calado, nem de longe você estará sendo parte da igreja, compensaria até mesmo você baixar umas pregações pela internet que aí você economizaria seu tempo e seu dinheiro de transporte rs. Por que igreja é família, são os irmãos que vão estar ao seu lado no tempo de necessidade. E pra ser igreja você pode se encontrar até debaixo de uma árvore numa praça ou na casa de alguém…

2. A igreja não é uma denominação.

A igreja de Cristo consiste em todas as pessoas que estão conectadas pelo fato de terem aceitado Jesus como Senhor e Salvador. Sendo assim existem verdadeiros cristãos em tudo quanto é igreja, mas por outro lado também existem falsos cristãos em todas elas (diga-se de passagem acho que o joio anda bem maior que o trigo) e uma frase que li outro dia no twitter do @SantoHumor que me fez rir muito explica bem isso: “Milagre mesmo seria alguém conseguir converter de verdade esses telepastores.”

Podemos dizer até mesmo que existem verdadeiros cristãos até nas igrejas hereges, nas seitas e etc… Por que a pessoa tendo um coração sincero diante de Deus, com certeza com o tempo Ele vai se encarregar de levá-la para o caminho correto.

Lembro muito bem de uma conversa que tive com um amigo alguns anos atrás, estávamos falando da igreja que fazíamos parte e que os pastores de lá falavam que só lá era a igreja correta, aí chegamos a conclusão que se isso fosse verdade Jesus não precisaria ter morrido há 2000 mil anos atrás, Ele podia ter vindo na época que esta pseudoigreja foi fundada, por que seguindo a lógica dela ninguém foi salvo antes dela existir – olha a heresia!!

3. A igreja não é uma sociedade eucarística.

Onde você faz a sua parte dando um dinheirinho e Deus faz a parte dele retribuindo como se fosse seu serviçal. Na igreja é onde vamos aprender a sermos “santo como Ele é Santo”, é aonde vamos aprender a tirarmos os olhos do nosso umbigo por que o mundo é muito maior do que todas as nossas ansiedades. É aonde veremos que o foco de Jesus nunca foi de realizar todos os nosso sonhos e desejos na base da troca, não!! O que Jesus nos deixou foi um legado de amar ao próximo e com relação aos nossos sonhos e desejos já somos bem crescidinhos e podemos correr atrás sem ficar “enchendo o saco” dEle.

4. A igreja não é um negócio!

Por mais que a igreja lide com dinheiro e tenha suas obrigações de pagar contas e etc, sua missão vai muito além disso, de uma forma até muito mais sábia que as empresas fazem ela deve saber administrar o dinheiro que recebe para dar conta de suas despesas e investir nas missões ao seu redor. Por que igreja não existe para fornecer bens e serviços a fim de obter lucro (ta, eu sei que parece o lema de muita igreja por aí!), ela existe para dar subsídio para que a Palavra de Deus seja pregada em toda terra.
Até por que em muitos países a igreja é uma entidade jurídica reconhecida pelo governo, mas não é sempre, como no caso da Igreja clandestina na China e de outros países. E é por isso que as igrejas que tem melhores condições não devem ficar enriquecendo seus pastores enquanto muitos passam necessidade.

Resumindo: A igreja não existe para o lucro, mas para glória de Deus, que inclui a boa gestão dos seus recursos. Por isso não confundam quem se diz cristão com o que de fato é o cristianismo!

 

Que Deus abençoe vocês!

Com Carinho

Júlia

Anúncios

Sobre Júlia Lainetti
:)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: