Sexo antes do casamento, e aí pode?

Se eu prometi eu posso tardar mas não falho, ou vice versa hehehe, para quem não se lembra, no mês passado escrevi sobre o retiro de casais que fomos e no finalzinho prometi que ia escrever mais sobre nossas experiências lá, mas esse mês foi tão corrido que não tive tempo de focar no assunto 😦 . Mas finalmente vamos começar a falar disso.

Nota: esse post saiu meio grandinho mas não vi como separar em partes rs, mas espero que tenham paciência para ler tudo.

E começamos por onde?? Pelo assunto mais polêmico na igreja e ao mesmo tempo o mais comum em todos os casais: SEXO! rs.

Por que sexo antes do casamento seria pecado?

Essa foi a pergunta Nº 1 do Zequinha que vive dentro de mim para todos os pastores que conheci na adolescência (admito que depois que casei parei de perguntar hehe) e sabe quantos me deram uma resposta satisfatória?? Nenhum, zero, nada mesmo!! A resposta sempre foi “Por que sim Zequinha!!!” mas como diria o prof Tibúrcio “por que sim não é resposta!”.

Contrariado continuei atrás da resposta e como sempre li muito a Bíblia (ainda bem rs) e teve um dia que me caiu uma ficha que piorou muito as coisas rs. Fui ver as vezes que a Bíblia falava de sexo e casamento e percebi que os exemplos não eram láááá muito bons, não achei nenhum casamento na Bíblia que se parecesse com os moldes na nossa sociedade e também não achei nada explícito sobre o assunto. E uma das vezes eu li sobre a história de Isaque que relata justamente o seu “casamento”. Em resumo, Abraão tava de saco cheio do moleque por ali no pé dele  e mandou seu servo ir atrás de uma moça pro rapaz e quando o servo voltou de viagem, Isaque olhou pra mina, rolou um clima, ele pegou ela e levou pro quartinho e… e… e… epaaaaaa!!! Cadê o casamento ai? Cadê a festança, troca de aliança e tal? Isaque pediu pro pai da moça? O pastor foi lá fazer o casamento? Nem o pai dele viu a cena vê se pode??? Ele simplesmente catou a moça .. e foi e assim viveu.

Nunca na minha história de cristão eu ouvi um só pastor se quer levantar-se e falar que Isaque vivia em pecado. Quando questionei sobre isso com um pastor (confesso que fui sacana queria deixá-lo em saia justa na hora rs) tentou se explicar falando que “os tempos eram outros”, “a cultura era diferente” .. ops peraí o que é pecado ou não, não pode ser determinado pela cultura do mundo, isso não faz sentido. Ok vamos continuar nossa jornada rs. Descobri que tudo que se refere a ritual de casamento na nossa sociedade provêm da cultura celta, então o ritual que temos não deve ter nenhum valor efetivo diante de Deus, certo?

Então a partir de quando uma pessoa esta casada diante de Deus?

“Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’ e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’?” (Mateus 19: 4,5)

Esse aí foi o único versículo que achei que fala sobre a união de um casal sobre a perspectiva de Deus. Então a conclusão que eu acabei chegando foi …(sendo bem direto) diante de Deus transou casou, simples assim. Então transar antes do casamento não poderia ser pecado pelo simples fato que transar É o casamento!!!

Tá eu sei que essa afirmação é muito pouco convencional, quando cheguei a essa conclusão também não encaixou muito bem na minha cabeça ainda mais porque eu nunca havia visto no meio eclesiástico alguém que sequer se aproximasse dessa linha de pensamento. Mas vamos tentar analisar essa perspectiva mais a fundo (eu sei o texto está grande mas é necessário ler ele por inteiro para entender rs)

Nunca me fez o menor sentido uma cerimônia social “transformar” algo pecaminoso em santo, ainda mais por que ao longo da história isso foi feito das mais diversas maneiras, e também não há nenhuma passagem que determine o ritual de casamento. Mas ao longo de toda a Bíblia podemos notar a vontade de Deus para um casal e ao afirmar ‘os dois se tornarão uma só carne’ está falando exatamente sobre sexo. Isso revela que:

  • Sexo é algo criado por Deus para uma união entre o casal mais profunda do que se imagina, sexo dá prazer? Com certeza! Mas esse não é o único propósito dele, através do sexo o casal cria mais intimidade, se une cada vez mais. É algo extremamente importante na vida conjugal, sem ele a vida a dois não funciona.
  • Sexo é um caminho sem volta, uma vez unidos em uma só carne não há como desfazer essa união e isso é um fato, quando se faz sexo as ligações não são somente físicas, são emocionais e espirituais também. Não existe uma camisinha mental para separar um do outro, uma vez feito aquela experiência será parte da história dos dois pelo resto da vida e não tem como apagar. Em outras palavras durante o sexo o homem passa a ter um pouco da mulher nele e vice versa.

Logo, esse tipo de pensamento tira toda e qualquer banalização do ato sexual, acabei percebendo que a sociedade hoje em dia banalizou completamente o sexo e criou na mente das pessoas um pavor de relacionamentos, o pessoal curte ouvir alguém contando sobre como foi a balada e se gloriando de quantas “pegou” mas se falar que está namorando sobe um frio na espinha, se falar casamento então, já começam as brincadeirinhas.  Mas se as pessoas tivessem consciência de que uma vez transado já está casado será que iriam querer tanto sair ‘catando’ todo mundo?

Sexo e relacionamento não devem ser vistos em hipótese alguma como coisas separadas, temos que ver a pessoa pela perspectiva de relacionamento e nos perguntarmos se é com aquela pessoa que queremos nos relacionar pelo resto da vida, devemos ver o sexo como consequência do relacionamento e não como motivo dele, para não passarmos nossa vida colecionando um ‘pedacinho’ de cada um que tivemos um caso, namoro ou ficada dentro de nós.

Então quer dizer que um casal de namorados que é sincero se ama e tudo mais, mas não tem condições de casar pode fazer sexo?

Essa linha de pensamento pode levar a esse tipo de pensamento se não for vista da forma completa mesmo, mas entra umas coisinhas a mais rs. Tem uma coisa que Deus faz como exigência para o casamento ‘o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher’, em outras palavras a exigência é que o homem assuma integralmente a sua esposa e a mulher assuma integralmente o seu marido, é assumir o relacionamento em todas as instancias, um passa a ser responsável pelo outro e dividir as consequências da vida, não é só assumir o relacionamento nos momentos de prazer mas também nos momentos de dificuldade. Mas aí vem a pergunta, se assumimos que sexo é o casamento e o casal admite que não tem condições de casar (ou condições de assumir a vida por conta própria) logo não faz sentido querer adiantar as coisas. Acho muito pouco provável que alguém que ainda não pode ser responsável pela própria vida possa afirmar com 100% de certeza que vai ser responsável pela vida de outra pessoa.

A vida conjugal envolve também que cada um assuma seu papel de responsabilidade, se eu digo para minha esposa que nossa vida vai ser uma só a partir de agora eu passo a ter as responsabilidades do papel de homem na vida conjugal e não posso transferir parte dessa responsabilidade para outra pessoa e o mesmo vale para ela que passa a ter as responsabilidades de mulher do casal e não pode transferir parte das responsabilidades para outra pessoa.

Mas qual é o papel do homem e o papel da mulher no casal?

Bom isso fica para o próximo post rs esse aqui ta está muito grande …

Que Deus abençoe
Lucas Lainetti

Anúncios

Sobre Lucas Lainetti
Cristão teimoso em continuar seguindo Ele apesar da igreja rs, sobrevivente de evangelho pós moderno. Não sou teólogo, nem pastor, também não recebi nenhuma unção especial me tornando acima de alguém. Ás vezes sou um trabalhador ás vezes sou só um cidadão, ora amigo na alegria ora irmão na angústia, marido sempre feliz e orgulhoso da esposa. Mas em todo o tempo eu sou cristão tentando ser um sinal do reino fora do templo

10 Responses to Sexo antes do casamento, e aí pode?

  1. Diana Lima says:

    Esse “zequinha” sempre me persegue também rsrs adore!

  2. Joao says:

    tão simples de entender quanto Banksphere

  3. Ivana says:

    Muito valioso, muito explicativo… Todo adolescente deveria ler esse seu post e divulgar pro amigos, amigas….

    Sinto pq na minha epoca nao tinha um Lucas e nem uma Julinha para mtas vezes me “escreverem” isso….

    bjuss
    Ivana

  4. Jr says:

    Ótimo post!
    Agora… casamento formal vc diz que provêm da cultura celta. Saberia explicar como isso veio ocorrer e ficar marcado até os dias de hj?

    Grande abraço de Jess & Jú.

    • rs .. achei que ninguém ia prestar atenção nesse detalhe, mas já que vc perguntou vamos lá!

      Quando mencionei a cultura celta, era para mostrar a diferença entre as descrições de casamentos no AT e o que temos hj em dia (nenhum judeu ia entrar na sinagoga com sua filha vestida de noiva e subir no altar isso seria sacrilégio rs). O que temos hj é um conjunto de coisas de várias culturas, mas o principal foi absorvido da cultura anglo-saxônica (celta/nórdica/germânica) pelo império romano durante a expansão. Lá a tradição era fazer uma cerimônia diante de todo o vilarejo com o pai entregando a filha para o guerreiro escolhido por ele (a mulher só conseguiu o direito de escolher o marido depois da idade média), nesta cerimônia usava-se flores da decoração e o ramo era carregado pela noiva para afastar os maus espíritos e o ancião mediava tudo. Na verdade mesmo, se for apontar pra um lugar só eu apontaria pro império romano, sabe como é né? ele por si só era um amontoado de povos juntos, e com isso as culturas foram se fundindo e alguns costumes se tornaram mais populares e tudo mais (do mesmo jeito que hj em dia tem gente q comer sushi com manga na mesma mesa que alguém come lanche do mc donald’s rs). vários outros detalhes provem de outras culturas, o anel é coisa egípcia, o vestido branco foi coisa de uma rainha inglesa que pediu seu primo em casamento e por ai vai … esse tipo de coisa chegou até nós hj por causa do fenômeno histórico do império romano que foi o primeiro a juntar tantos povos distintos o q possibilitou a difusão de varias culturas pelo mundo, que antes ficavam isoladas em suas origens pq ninguém tinha contato. (Alias creio q esse seja um dos motivos que Jesus tenha nascido nessa época pois antes seria bem mais difícil espalhar o evangelho pelo mundo todo e ficaria conhecido apenas no núcleo do oriente médio) muitos dos nossos costumes de hoje em dia tem origem no império romano, como fazer a barba por ex, virou tradição e ninguém quis questionar .. só isso

      ufa … demorou mas consegui responder rs rs rs
      ps: não sou prof de história então pode ser que tenha algum detalhe não muito certo, só tirei essas coisas de cabeça do q eu lembrava mesmo mas não lembro da fonte rs

      grande abraço
      Lucas

  5. Silvana says:

    Adorei!
    Quero que os jovens da minha igreja tenham conhecimento deste assunto atravéz da sua explicação, que foi de linguagem moderna de fácil entendimento para eles.
    Pertenço à Igreja Batista do Tropical em Contagem, minas Gerais.
    Um forte abraço, e que Deus continue usando você para abençoar outras vidas.
    Silvana

    • Oi Silvana,

      fiquei lisonjeado agora hehe relacionamento é um assunto complicado e muito extenso pq foi deixado de lado por mto tempo, to tentando fazer uma série de textos sobre o assunto e ta ficando bem grandinha já mas ta ficando legal rs se alguém tiver uma dúvida manda pra gente pra ajudar a construir os próximos posts

      Lucas

  6. Pingback: Para garotos: Como sei se ela é a mulher da minha vida? « jovenshagnos

  7. Pingback: Para os garotos… | Juventude Em Ação-IBG

  8. Alexandra says:

    O post mais interessante q já li sobre o assunto! Não tem akela coisa coisa de não pode pq é pecado e pronto,,Explicação simples de entender. Excelente!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: