Tropa de Elite 2 – O inimigo Sempre foi outro

Semana passada assistimos o filme Tropa de Elite 2 no cinema, eu achei o filme espetacular.! Sou muito fã do primeiro filme, adorei as cenas de ação, o enredo e ver o então capitão Nascimento esculachar a bandidagem (adoro filme de ação hehe). Mas quando fui assistir o segundo filme não fui lá com muitas expectativas por que estou acostumado com diretores fazendo continuações de mega sucessos sendo apenas o primeiro filme refeito em um cenário diferente ou coisa parecida. Sentei na cadeira do cinema esperando uma enxurrada de “02, traz o saco”, “O senhor é um fanfarrão” e “pede pra sair”, enfim esperava um (Tropa de Elite)² ao invés de Tropa de Elite 2. Caí do cavalo hahaha o filme é ótimo e tem uma história ótima como pano de fundo para os tiros e porradas, aliás a história é tão boa que me inspirou a escrever esse post rs pois fala de uma realidade presente na vida de todos nós.

Para aqueles que ainda não viram o filme eu tenho duas coisas a dizer antes de começar esse post

  1. Vou tentar usar exemplos do filme com somente o que eu vi por aí em críticas e trailers, mas se escapar algum spoiler do filme por favor não atire pedras rs, eu tentei mas falar do filme empolga.
  2. Toma vergonha na cara e vai ver o filme logo por ele bom pra caramba. Mas se você quiser da uma lida na crítica do site Omelete (http://www.omelete.com.br/cinema/critica-tropa-de-elite-2/) e depois volta aqui pra entender melhor quando ler esse post

O filme se passa 15 anos depois do primeiro, Nascimento é agora Ten. Coronel do BOPE e organiza os ataques estratégicos e quem está nas ruas é Matias, seu pupilo que foi treinado para ser capitão da equipe. No desenrolar da história Cel Nascimento vira subsecretário de segurança do Estado do Rio de Janeiro e responsável pela inteligência do lugar, infiltrado cada vez mais no sistema ele começa a ver que a violência no morro que ele lutou a vida toda tinha outra origem, “O inimigo agora é outro”.

“Eu demorei muito para perceber quem eram os meus verdadeiros inimigos, e numa guerra isso pode ser fatal” Ten. Cel. Nascimento

Ok, mas o que isso tem a ver com a vida cristã??? TUDO!! Aqui vai um versículo para contextualizar o filme em um site cristão rs

“pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.” (Efésios 6:12)

É capitão Nascimento, antes mesmo do senhor dar suas primeiras esculachadas na bandidagem do Rio, Paulo já avisou todo mundo sobre isso, o inimigo não é o playboyzinho maconheiro, o traficante ou qualquer outro que possa culpar pelos problemas, são só uma pequena parte do problema, o inimigo sempre foi outro, o buraco é mais embaixo pois teve alguém que jogou aquele cara na vala.

Recentemente eu estava pensando sobre o cenário religioso atual e o que Jesus diria para alguns lideres espirituais que são tão cheios de si que querem fazer com que a adoração dos seus seguidores sejam voltadas para ele e sua “super santidade”, querem que todos ouçam o “ungido do Senhor” ou “anjo da igreja” e que todo aquele que discordar ou está sendo usado pelo diabo ou é profeta velho e demonizam todo aquele que fala do evangelho com alguma lógica que faça sentido e questione suas teologias fracamente sustentada por versículos isolados que se contextualizados fazem cair por terra seus ensinamentos.

Percebi que na verdade Jesus já falou sobre eles e muito.

“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês dão o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas. Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo. Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça. Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo. Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.” (Mateus 23, 23-28)

Também percebi uma coisa, Jesus usou como exemplo o que fizeram com os profetas do AT então não era algo recente e também não é de hoje que a religião é assim. Foi assim na época do AT, na época de Jesus, na época de Lutero e hoje não seria diferente. O inimigo sempre foi outro, parceiro. Sempre fui revoltado contra pessoas que usam seus dons de eloquência e oratória para manipular as massas em seus interesses, mas também percebi que se essa massa não desse ouvidos aos ensinamentos que massageiam seus egos e ganâncias esses manipuladores não teriam vez.

Pensei tudo isso logo depois de sair do cinema (ta eu sou estranho rs) mas foi por causa de uma frase que o Cel Nascimento falou que me fez refletir (é spoiler se quiser ler clique e arraste sobre a parte branca a seguir) ” O sistema corta uma mão para salvar o braço. O sistema não tem cara, se reorganiza sempre”

O inimigo sempre foi outro, muitas vezes não vemos isso e nos deixamos levar pelos pensamentos dos outros e não focamos no que realmente é importante. Demorar demais para perceber isso pode ser fatal, não acho que deveríamos estar atirando pedras e acusando pastor X ou bispo Y , ou falando de denominação A ou B, temos que discutir os males que a religiosidade traz em nossas vidas e que nos afasta da verdadeira espiritualidade cristã. Em um mundo que cada vez mais confunde cristão com cristianismo temos que trazer a tona o assunto espiritualidade x religiosidade. Sinceramente eu creio a religião, esse inimigo antigo, não salva ninguém, muito pelo contrário ela afasta as pessoas de Deus, a religião tenta fazer Deus caber nos moldes da nossa mente e quando a mensagem de Deus foge aos moldes da nossa religiosidade nós crucificamos o mensageiro.

Esse texto não está completo, eu queria falar mais mas não tenho as respostas para muitas coisas nesse assunto. Gostaria muito de saber de você que teve a paciência de me ler até aqui das suas experiências e o que você pensa sobre isso, é só clicar no link “deixe um comentário” ou “X comentários” lá em cima logo em baixo do título do post e escrever mesmo que sejam poucas linhas rs

Que Deus abençoe
Lucas Lainetti

Sobre Lucas Lainetti
Cristão teimoso em continuar seguindo Ele apesar da igreja rs, sobrevivente de evangelho pós moderno. Não sou teólogo, nem pastor, também não recebi nenhuma unção especial me tornando acima de alguém. Ás vezes sou um trabalhador ás vezes sou só um cidadão, ora amigo na alegria ora irmão na angústia, marido sempre feliz e orgulhoso da esposa. Mas em todo o tempo eu sou cristão tentando ser um sinal do reino fora do templo

One Response to Tropa de Elite 2 – O inimigo Sempre foi outro

  1. Natália says:

    Bom, o que me conforta é que existem outros ESTRANHOS como eu por ai, rs!! Sair de uma sessão de Tropa de Elite e desenvolver um texto desses é de fato no mínimo – estranho!huahuahua brincadeiras a parte, o assunto é mais sério do que parece.
    Eu louvo e agradeço a Deus todos os dias porque, embora tenha demorado um tempo, eu percebi quem eram os meus verdadeiros inimigos. E reconhecer isso, me fez ver várias outras coisas que eu não podia ver por ter minha visão focada em outras direções. Como eu digo, o diabo é o pai e a religião é o filho, rs. E ela é nossa inimiga hoje. É sorrateira, vem mascarada de boas ações, de esforços, disciplinas, quando na verdade a intenção dela nos leva ao abismo, porque nos direciona a nós mesmo e não para Aquele que se ofertou por nós, por Amor e Graça. Bom tb ficaria aqui o dia todo falando sobre o assunto que muito me interessa rs, mas deixa eu parar por aqui, se não vou fazer um texto quando deveria deixar um comentário,rs! Vamos aproveitar esse espaço que temos, nossos blogs, para falar sim sobre as VERDADES que precisam ser ditas, afinal, Jesus disse: conhecereis a VERDADE e ela vos libertará!!!!

    Ótimo texto,

    Natália.

Deixe um comentário

