Como Perdoar – Parte 2

4. Perdoar não é esperar por um pedido de desculpas.

Algumas pessoas dizem: “Eu vou perdoar quando a pessoa dizer que esta arrependida”. Eu odeio ter que dizer isso pra você, mas algumas pessoas nunca irão se desculpar. Algumas pessoas irão continuar nas suas destrutivas, rebeladas e egoístas vidas até a morte. Algumas pessoas serão teimosas, religiosas e hipócritas e nunca irão confessar ou admitir que feriram alguém. Algumas pessoas irão se afastar e você nunca mais vai falar com elas de novo. Algumas pessoas irão morrer antes da ficha cair. Então, acho melhor você tirar isso do seu coração ao invés de ficar esperando um pedido de perdão.

5. Perdoar não é esquecer.

Isso é um dos grande mitos cristãos. “Bem, nós perdoamos e esquecemos!”. Não, nós não fazemos isso! Você não pode perdoar e esquecer. Você não pode! Não faz parte do ser humano isso! Você foi, seqüestrado, abandonado, surrado, estuprado, traído, enganado ou tantas outras coisas e você consegue simplesmente esquecer? É impossível!
Alguns ao lerem isso, vão apelar para a Bíblia e dizer Deus não se lembra do nosso pecado. E eu te digo, Deus lembra dos nossos pecado, afinal Ele é onisciente, Ele sabe de tudo, Ele não se esquece de nada, certo? Se Ele tivesse problema de memória, Ele deixaria de ser Deus.
Então, o que significa que Deus não lembra mais do nosso pecado? Isso significa que Deus escolhe interagir conosco independente do que tenhamos feito, mas sim baseado no que Cristo fez por nós. Isso significa que Ele escolheu nos ver como novas criaturas e que Ele escolheu trabalhar para um novo futuro. Isso significa que os pensamentos de Deus para nós não são a respeito de todos os pecados que cometemos, mas de toda obra que Jesus fez por nós e em nós, e que pela graça fará através de nós.
E eu vejo muitas vezes isso nas sessões de aconselhamento, quando uma pessoa pecou contra outra e a que cometeu a atitude diz: “Você não deveria se lembrar disso!”. É impossível! Recentemente passei por uma situação como essa. Eu olhei para o esposo e disse: “Você dormiu com a melhor amiga dela. Ela não vai se esquecer disso nunca. Mas ela pode escolher ter um relacionamento com você que não está baseado sobre essa situação. Ela pode escolher perdoar você. Ela pode escolher não pensar nisso a cada minuto de cada dia. Mas ela nunca vai esquecer isso completamente por que foi um evento foi cataclísmico”.

6. Perdoar não é deixar de sentir dor.

Só por que ainda dói, não significa que você falho em perdoar. Alguns de vocês podem ter passado por situações horríveis que alguém lhes fez passar. Coisas horríveis foram feitas para você. Com toda a sinceridade, meus pêsames. E eu seria cruel em dizer que “Bem, se você perdoar, com certeza vai parar de doer”. Bom, vai continuar doendo. Olhe, nós vemos na Bíblia que as lágrimas serão enxugadas dos nossos olhos na vinda de Jesus. Ou seja, isso significa que poderá acontecer de chorarmos ao longo do caminho. A ferida pode continuar a doer até cicatrizar.

7. Perdoar não é um evento único.

Perdoar não é algo do tipo que você fala “Esta perdoado” e pronto acabou. As vezes, a pessoa continua a pecar e então você vai ter que continuar perdoando. Ou as vezes, pode acontecer de você perdoar a pessoa, mas em alguns momentos em que você está mais sensível você sente sua ferida se abrir.
Eu conheço uma mulher que seu marido a traiu há alguns anos. Ele se arrependeu seriamente, pediu perdão e ela honestamente lhe perdoou, desde então eles têm vindo ao aconselhamento e vêem trabalhando nisso. Porém, ela confessou que há momentos, às vezes até mesmo dentro da igreja, em que seu marido não está fazendo nada de errado está conversando com uma amiga em comum ou está próximo de uma mulher, que ela imagina que ele está cometendo adultério novamente e isso faz com que ela sinta tudo o que sentiu na situação do passado de novo e de novo. E com isso ela precisa perdoá-lo novamente por algo que ele cometeu no passado. Ou seja, as vezes perdoar é algo que demanda mais de uma atitude.

Continua amanhã….

Que Deus abençoe

Júlia Lainetti

Anúncios

Sobre Júlia Lainetti
:)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: