Enviar SPAM é pecado? Pelo menos é um inferno receber

Lucas: – Acho que vou escrever sobre spam no blog hoje.
Júlia: – Ah vá! Não acredito! Mas é um blog cristão, o que tem a ver?
Lucas: – Ué, spam também é pecado, quer ver?

Trabalho com TI já a um bom tempo e tenho afinidade com informática a mais tempo ainda e posso afirmar que SPAM é como um câncer para a internet. Cansei de ver e-mails falando que a Microsoft, Apple ou qualquer outra empresa que fosse vai doar 0,10 centavos para uma criança com câncer por pessoa que recebesse aquele e-mail (como se eles conseguissem controlar ou precisassem disso para fazer a doação), já recebi e-mails solicitando doação para uma criança doente com foto e tudo, falando que o msn/orkut vai passar a ser cobrado se não repassar o e-mail (isso é desde a época do ICQ), que a Dilma é a noiva do Chuck, o Serra primo do Sr. Burns e claro os clássicos que se eu não repassar para 542 amigos eu não amo Deus ou um bode verde vai invadir a minha casa e destruir tudo.

O fato é que essa praga se espalha cada vez mais por que as pessoas não tem a mínima noção dos danos que um simples SPAM pode causar (e não estou falando de danos em TI) nesse caso em especifico (o termo técnico que usamos é HOAX) trata-se de mensagens para espalhar boatos mas que são “bem” trabalhadas, como diria o sábio Homer Simpson “75% das pessoas julgam informações 90% mais confiáveis quando apresentam números aleatórios de uma pesquisa qualquer”, colocam-se “provas” para parecer confiável e a mensagem ser repassada sem nenhum critério.

Ta mas como a Júlia me perguntou, o que isso tem a ver??

Simples, parece inocente repassar um spamzinho que você recebe, então não custa nada, não faz mal, certo? ERRADO!!

Já escrevi um post aqui sobre as sutilezas que nos levam ao erro (Qual é a do diabo? Que estratégias ele usa?) Então vou falar um pouco sobre o tipo de conseqüências que eu vejo de spams

  • Repassar informações sem verificar as fontes pode causar comportamentos prejudiciais (um exemplo recente é a crença do voto protesto que levou a eleição do Tiririca e a grande quantidade de votos nulos que temos ao invés de pesquisar em quem votar) além disso você pode estar divulgando uma calúnia contra alguém “Não darás falso testemunho contra o teu próximo” (conheço isso de algum lugar rs).

 

  • Incentivo a golpes (recentemente um menina foi presa no Canadá por ter usado spam para conseguir doações pela sua doença falsa e ela usou o dinheiro para ir a Disney) muitos spams usam apelos emocionais e é claro que alguém pensou em tirar vantagem disso né?

 

  • Esse é puramente teológico rs, “Não tomarás em vão o nome do SENHOR, o teu Deus” (também já vi em algum lugar rs) usar o nome de Deus para que a pessoa repasse a mensagem para 20 pessoas é um motivo no mínimo leviano para seu uso

 

  • Propagação de vírus (“gifzinho bonitinho cute cute vou passar pra todo mundo … ué? como começou a aparecer esse monte de site pornô no meu PC??” – Cenas de alguém q manda spam) “Não sacanearás o seu próximo” (essa é minha mesmo) isso é só o uso de bom senso mesmo, por que esse tipo de comportamento é arriscado e você pode estar comprometendo o computador de alguém.

 

  • Último e não menos importante …. você está repassando por ai informações pessoais dos seus amigos!!! Você não distribuiria seu telefone pra todo mundo na praça da sé, certo? Mas quando manda-se spam está mandando informações de um monte de gente por ai a fora, hoje meu e-mail é um inferno justamente por que alguém me incluiu numa corrente de spam um dia.

 

Seja em qualquer assunto nossa obrigação é de estar a frente para ser uma ferramenta de propagação da justiça e contribuir para a diminuição do caos, então temos que ver se o que fazemos (em tudo) tem fundamento e vai gerar o bem e não mais confusão ainda.

 

Mas se apesar de tudo, você chegar a conclusão que vale a pena repassar a mensagem às pessoas … Pelo menos coloque a lista em cópia oculta, assim pelo menos as informações ficam mais protegidas.

 

Fiquem com Deus

Lucas Lainetti

Anúncios

Sobre Lucas Lainetti
Cristão teimoso em continuar seguindo Ele apesar da igreja rs, sobrevivente de evangelho pós moderno. Não sou teólogo, nem pastor, também não recebi nenhuma unção especial me tornando acima de alguém. Ás vezes sou um trabalhador ás vezes sou só um cidadão, ora amigo na alegria ora irmão na angústia, marido sempre feliz e orgulhoso da esposa. Mas em todo o tempo eu sou cristão tentando ser um sinal do reino fora do templo

2 Responses to Enviar SPAM é pecado? Pelo menos é um inferno receber

  1. Cara,

    Nunca pensei por esse lado. Deus te abençoe e continue usando vocês dois através desse blog. Valeu por me inspirar a ir sempre além com Cristo através das suas mensagens. Continuem a fazer a diferença!!!!!!!!!!!!!1

    • eu também não rs, me ocorreu ontem respondendo um e-mail pro pessoal da igreja, lembrei do post sobre as estratégias do diabo e deu nisso rs. Eu tenho pensado muito sobre servir a Deus e ser um sinal do Reino (por isso o nome do blog) em tudo o que fizermos, não preciso ir para o Haiti para servir a Deus tenho que servir a Ele aqui onde estou também, em atitudes simples como essa que eu citei ou sei lá .. vender uma caneta … rs posso fazer isso de forma desonesta ou fazer isso como se estivesse fazendo para Deus

      grande abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: