Eleições 2010: Aqui o palhaço pode ser você!

(nota: Sei que esse post tem um assunto mais político do que teológico mas devido a essa semana acho pertinente falar disso, mas se preferir outro assunto não se preocupe, as eleições estão acabando rs e fique a vontade para procurar posts de outros temas pelo nosso menu aí em cima)

Você sabe o que um deputado faz? Não?!?!? Mas não vote em alguém que prometeu te explicar depois, já é uma promessa furada de campanha. Acredite!, pior que ta fica! Depende de você.

Creio que é unanimidade de opinião, as eleições no Brasil viraram uma palhaçada, o horário eleitoral virou um show de candidatos bizarros e virou um costume nosso o chamado “voto protesto”. Começou em 88 quanto o casseta e planeta lançou a candidatura do macaco Tião que ficou em terceiro lugar, mas quando implantaram a urna eletrônica não dava mais pra fazer piadinhas não é mesmo? Resultado: voto protesto passou a ser votar no candidato mais bizarro, o folclórico Enéas foi eleito em 2002 nessa onda do voto protesto, o que o povo não sabia é que com isso ele arrastou quase todos os candidatos do PRONA e muitos deles foram envolvidos em escândalos. Devido ao voto protesto uma corja de safados desconhecidos foram eleitos sem o eleitor nem saber, graças ao quociente eleitoral o voto protesto virou arma política.

O que é quociente eleitoral?

Acho que essa charge animada explica tudo rs

Então tenha em mente o voto protesto não protesta nada, você vota no palhaço mas os políticos riem é da sua cara.

E votar nulo adianta??

Ultimamente, correram vários boatos de que o voto nulo seria capaz de invalidar as eleições. No caso, se mais da metade dos eleitores votassem nulo, deveria acontecer um novo processo eleitoral formado por outros candidatos. A premissa dessa hipótese está no artigo 224 do Código Eleitoral, que diz que “se a nulidade atingir mais da metade dos votos do país nas eleições, (…) o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias”.

Para muitos, esse artigo faz com que o voto nulo se transforme não só em uma arma de protesto, mas também em uma forma de se alterar a configuração do cenário eleitoral. Entretanto, de acordo com uma recente interpretação do TSE, essa nulidade só invalida as eleições quando os votos são anulados por causa de alguma fraude que determine sua desconsideração. Por tanto, se mais de cinquenta por cento dos votos dos cidadãos optam pelo voto nulo, prevalece a escolha daqueles que votaram em algum candidato. Dessa forma, quando um alguém vota nulo, ele acaba abrindo brecha para que um candidato ruim acabe vencendo a eleição com um número menor de votos necessários. Votar nulo reduz a chance de não ter segundo turno e se eleger alguém que você não quer.

Então o que adianta???

Votar no que vai ganhar é irracional. O verdadeiro voto útil é no candidato que defende suas idéias. Dá um pouquinho mais de trabalho mas é nossa única arma para melhorar o cenário político brasileiro. Votar conscientemente!

Por quê você ta votando nesse candidato? Você conhece o histórico político dele? Sua transparência? Se tem ficha limpa?

Ou simplesmente resolveu votar por que alguém indicou? Por que estão fazendo campanha dele na sua igreja? Essa semana vi no horário político a propaganda de um deputado (não me lembro qual) que simplesmente olhava para a câmera com tanta expressão quanto Steven Seagal atuando e tocando ao fundo uma musica gospel e mais nada. Ãhn? ok, o que ele vai fazer? quais as idéias dele? Por que RAIOS eu devo votar nele?

 Igreja não vota, não deveria fazer aliança política, nem apoiar candidato, igreja deveria levar seus membros a se conscientizarem politicamente e saber que o voto é uma arma para fazer com que a sociedade melhore. Chego até mesmo afirmar que votar conscientemente é um dever cristão pois o votar por votar contribui para cada vez mais corrupção.

Você se lembra em quem votou nas ultimas eleições? Acompanhou o trabalho do candidato eleito para ver se ele cumpre seu papel para melhorar a sociedade?

Seu voto é uma arma, use-a direito, fazem por aí a propaganda que seu voto não adianta, isto é uma mentira diabólica, adianta sim se informe  e vote consciente, existem meios para isso visite o site da ONG Voto Consciente [Clique aqui para acessar] por exemplo, lá eles tem muitas informações que podem nos ajudar nessa árdua tarefa que é votar conscientemente.

Aproveite esses próximos dias para pensar em quem vai votar e por que, vote em quem você acredita de verdade, se você não quer que a líder nas pesquisas ganhe é só não votar nela se ela não tiver a mais voto que a soma dos outros candidatos teremos segundo turno, então brigue para que quem você realmente acredita esteja nesse segundo turno.

 

Que Deus abençoe

Lucas Lainetti

Anúncios

Sobre Lucas Lainetti
Cristão teimoso em continuar seguindo Ele apesar da igreja rs, sobrevivente de evangelho pós moderno. Não sou teólogo, nem pastor, também não recebi nenhuma unção especial me tornando acima de alguém. Ás vezes sou um trabalhador ás vezes sou só um cidadão, ora amigo na alegria ora irmão na angústia, marido sempre feliz e orgulhoso da esposa. Mas em todo o tempo eu sou cristão tentando ser um sinal do reino fora do templo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: