Hulk Esmaga!!!

Desde pequeno eu sempre adorei a história do Hulk mas só bem mais tarde fui entender a profundidade do personagem, aí é que acabei gostando mais ainda dele. Para quem não sabe, Hulk é um personagem de quadrinhos da Marvel Comics baseado no conto britânico de “Dr. Jekyl & Mr. Hyde”. Em ambas as histórias um cientista exemplo de bom cidadão, pacato e pacífico (enfim um cara legal) passa por uma experiência científica que tem como resultado transformando-se em um monstro que dá vazão a toda raiva, instintos selvagens e todo o lado negro enterrado no fundo a alma. O cientista freqüentemente sente culpa pelos atos do monstro e por não conseguir conter suar transformação nele e o odeia pelo mau que ele causa. O monstro por sua vez odeia o cientista por não deixá-lo ser ele mesmo e tentar controlá-lo o tempo todo. Cientista e monstro são partes da mesma pessoa um sempre brigando com o outro pelo controle e se odiando sem poderem se separar.

Stephen King, famoso autor de histórias de terror, disse uma vez: “Monstros são reais e fantasmas são reais também. Vivem dentro de nós e, às vezes, vencem”. Na história de “Dr. Jekyl & Mr. Hyde” o cientista que defende a idéia de que bem e mal coexistem dentro de cada pessoa e foi ridicularizado pela comunidade científica na época pois no séc. XIX cientistas estavam tentando definir se o homem era essencialmente mau ou bom e como a sociedade o transformava, não se admitia as duas naturezas na mesma pessoa. No entanto séculos antes o apóstolo Paulo já afirmava “Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.” (Romanos 7:19) revelando justamente essa luta na nossa consciência entre a carne e o nosso espírito.

Creio que posso afirmar sem medo de errar que qualquer cristão sincero passa exatamente por isso, muitas vezes queremos fazer o bem mas não o fazemos mas o mal que não queremos esse sim fazemos. Eu já convivi com alguns “Super-Santos” que faziam pose de terem vencido completamente sua natureza carnal, admito que na minha infância eu acreditei que isso era possível, mas hoje eu desconfio de alguém assim. Hoje eu tenho o entendimento que apesar de nós nos convertermos continuamos presos nesse corpo carnal que já continha o pecado original, memórias de um passado pecaminoso e também que temos hormônios e uma série de coisas que nos induzem a certos desejos.

Claro que quando nos convertemos nós vamos deixando nossa vida de pecado e seguindo em direção a santificação, o nosso amor por Cristo nos impele a isto. Mas seria um tolo ao acreditar que logo ao se converter tudo mudaria num passe de mágica, Jesus disse que Ele é o caminho (João 14:6) e não a porta, um caminho deve ser percorrido pouco a pouco uma porta é em um único passo. Mas quanto mais percorremos esse caminho mais vamos vendo coisas para vencer, coisas que antes nem nos dávamos conta pois estávamos tão abraçados ao pecado que não notávamos nosso comportamento destrutivo. Mas o fato é que nós continuamos a ter nossa natureza carnal mesmo tendo prazer em fazer a vontade de Cristo. Eu creio que a analogia do Hulk é bem próximo a isso, Bruce Banner odeia o Hulk e a destruição que ele faz e o Hulk odeia o Banner. Eu me sinto assim com relação ao pecado, eu tenho consciência de que não existe um justo sobre a terra, nenhum se quer. Diante de Deus a diferença é que existem os arrependidos e os não arrependidos e me confesso diante Dele que preciso de Cristo para vencer essa luta.

Deus abençoe

Lucas Lainetti

Sobre Lucas Lainetti
Cristão teimoso em continuar seguindo Ele apesar da igreja rs, sobrevivente de evangelho pós moderno. Não sou teólogo, nem pastor, também não recebi nenhuma unção especial me tornando acima de alguém. Ás vezes sou um trabalhador ás vezes sou só um cidadão, ora amigo na alegria ora irmão na angústia, marido sempre feliz e orgulhoso da esposa. Mas em todo o tempo eu sou cristão tentando ser um sinal do reino fora do templo

One Response to Hulk Esmaga!!!

  1. Ivana says:

    Eu tb me sinto um Hulk…. Gloria a Deus pela misericordia dele que se renova a cada dia!

Deixe um comentário

