Qual é a do diabo? Que estratégias ele usa?

Eu estava lendo o post que minha amada esposa publicou ontem e ela, como sempre, mesmo sem saber me inspirou rs. Eu lembrei do seguinte versículo:  

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12:1,2)  

Eu adoro essa passagem, foi uma das primeiras que eu li quando estava descobrindo a Graça de Deus. E ela me deu uma ótima explicação do por quê nós, cristãos, nunca nos encaixamos perfeitamente no mundo apesar de vivermos nele. Seja numa conversa na hora do almoço do trabalho ou durante o dia a dia mesmo, sempre tem algo que vemos na sociedade que simplesmente não faz o menor sentido nas nossas mentes.  

Mas na via contrária também temos o fator “mundo” que a cada dia se corrompe mais diante dos nossos olhos. E porquê? Por quê nos conformamos com este mundo e acabamos por nos adaptar a ele. Vou dar um exemplo que eu percebi esses dias, eu estava indo trabalhar e de repente quando paro no farol, eu olho para o lado e havia uma loja expondo a venda uma toalha de banho com uma figura de uma mulher completamente nua! Na hora eu lembrei de uma matéria que eu vi uma vez falando do trabalho que foi para mostrar o primeiro beijo na TV brasileira e não escandalizar muito a população (e estamos falando de um simples selinho, nada muito radical) e hoje em dia por acidente, logo no início da manhã, nos deparamos com cenas que seriam completamente intoleráveis há 50 anos, nem mesmo nas madrugadas.  

Outro exemplo mais recente, quando eu era moleque e tinha uns 13 anos (não é muito tempo rs só 14 anos atrás) revistas tipo Playboy eram vendidas na banca mas estavam escondidas e eram entregues em sacos opacos para que ninguém na rua visse. Hoje não precisa nem entrar na banca, de longe se pode notar a exposição de revistas de nível até mais baixo.  

Isso me lembra uma história que eu ouvi assistindo o filme Volcano – A fúria. Quando um cientista percebeu que, devido ao aumento da temperatura, a cidade estava prestes a sofrer com a erupção e não haveria tempo de ser feito nada lhe perguntaram: “mas como a população não notou um aumento tão grande de temperatura que nós percebemos em tão pouco tempo?” A resposta: “Se você colocar um sapo em uma panela com água fria e ir esquentando aos poucos, o sapo não percebe o aumento de temperatura e acaba morrendo na fervura, mas se você tentar jogar um sapo em uma água quente rapidamente ele pula para fora”.  

Nunca tentei ferver um sapo para ver se isso é verdade, mas o fato é que somos assim, vamos nos acostumando aos poucos com as coisas e quando nem percebemos já deixamos de ver a maldade no mundo, nós já nos conformamos. A estratégia do diabo muitas vezes é nessas sutilezas, ele não pensa num prazo de 6 meses ou 1 ano, ele pensa na eternidade, ele mira na sociedade como um todo e nós enquanto pensarmos que a rixa é só com a gente para nos irritar nos próximos meses da nossa vida não percebemos a degradação introduzida no nosso meio lentamente. Como vemos no exemplo de ontem nas novelas onde um monte de gente afirma categoricamente que é contra adultério, mas chega em casa senta para assistir novela e fica torcendo para que a moça protagonista roubar o marido da outra (sempre tem essa história não preciso nem ver novela para saber).  

E assim é com dezenas de idéias que vão sendo implantadas na nossa mente  aos poucos, seja pela TV, pelas conversas do dia a dia e até mesmo nas igrejas às vezes, isto por que estamos distraídos. Já vi casos de processarem por assedio sexual um menino de 2 (DOIS) anos que beijou uma coleguinha no rosto sob o pretexto da moralidade e enquanto isso ninguém liga (e as vezes até batem palmas) para as coisas que realmente corrompem os valores morais da nossa sociedade e cada vez mais nos cerca da lama do pecado. E no meio desse ambiente acabamos por nos acostumar, muitos de nós são atraídos pelo brilho do mundo e começam a passar seus dias se perguntando “quanto posso me aproximar do pecado sem pecar?” sendo que a pergunta certa seria “Quanto estou próximo de Deus?”.  

Por isso, assim como Paulo, eu rogo para que nós sempre possamos pensar se aquilo que vemos é verdadeiro, nobre, correto, puro, amável, de boa fama, excelente ou digno de louvor (veja Filipenses 4:8). Não se conformem com as idéias desse mundo, pois a igreja deve influenciar o mundo e não ao contrário.  

Que Deus abençoe  

Lucas Lainetti

Sobre Lucas Lainetti
Cristão teimoso em continuar seguindo Ele apesar da igreja rs, sobrevivente de evangelho pós moderno. Não sou teólogo, nem pastor, também não recebi nenhuma unção especial me tornando acima de alguém. Ás vezes sou um trabalhador ás vezes sou só um cidadão, ora amigo na alegria ora irmão na angústia, marido sempre feliz e orgulhoso da esposa. Mas em todo o tempo eu sou cristão tentando ser um sinal do reino fora do templo

2 Responses to Qual é a do diabo? Que estratégias ele usa?

  1. LURDES FUZARO says:

    ola querido e amado sobrinho que a PAZ DO SENHOR JESUS esteja sobre sua vida e tb da JULINHA como é bom logo de manhã poder ler essas mensagens tão edificantes que nõs traz a realidade muitas coisas , é não é facil ser cristão temos que vigiar o tempo todo para não cairmos nas armadilhas de satanas… mais GRAÇAS A DEUS por ter nos dado seu FILHO JESUS e tb por ter nos escolhidos e de estarmos no seu caminho…………. OBRIGADO SENHOR ,por esse trabalho maravilhoso , que LUCAS E JULIA estão fazendo,bjs tia LURDES …

  2. Ivana Fuzaro says:

    Lucas e Julia

    Adorei esse último e não poderia de fazer um brincadeira… minha mãe está em todos os comentários…..

    Deus abençoe!
    Ivana

Deixe um comentário

