Qual o verdadeiro papel de um profeta?

Quando eu estava fazendo os estudos a respeito de Lutero e os 5 Solas, o Fernando do blog Eu Penso Assim! Fez um comentário muito interessante no post “Sola Scriptura” e me fez refletir por um tempo em especial uma frase do comentário dele: “Eu sou obrigado a respeitar a todos, principalmente por serem seres humanos, ALMAS,  Porém não sou obrigado a concordar com tudo”

Agora que acabaram os “Solas” eu resolvi fazer um texto sobre esse assunto, a exemplo de Lutero sei que temos que lutar para preservar a verdade da Palavra a qualquer custo mas justamente por sermos seguidores de Cristo temos que ter padrões morais e principalmente amor no que fazemos.

Sai pesquisando por ai sobre isso e acabei caindo no texto Blog do Marcos Botelho que publico abaixo na íntegra porque sinceramente não tenho o que tirar nem por nenhuma palavra desse post.

“Os Urubus Gospels da Internet

Tenho visto essa categoria aumentar a cada dia, e tenho que confessar que preciso lutar contra mim mesmo para não tornar-me um deles!

Os profetas sempre tiveram um papel fundamental no judaísmo e, no cristianismo, são como torres de vigias, quase nunca se encaixam nos padrões dos “sacerdotes” e estão lá para falar na cara os erros dos falsos profetas, sacerdotes, intérpretes. Os erros do povo de Deus.

Mas existe uma grande diferença entre um profeta e um cara que só gosta de criticar, o profeta é um cara que não se conforma com o erro, mas que ama muito a quem ele está criticando.

Certa vez ouvi a história de uma profetiza que entrou no gabinete pastoral e falou: Pastor, Deus vai destruir a nossa cidade esta semana por causa dos nossos pecados!

O pastor se levantou e olhou nos seus olhos e declarou: Isso que você esta profetizando é falso! E ela com os olhos arregalados perguntou o porque ele falava isso. Ele respondeu: Porque se você fosse profeta de Deus e esta mensagem fosse Dele, você falaria isso com lágrimas nos olhos!

Nem sei se esta história é verdadeira, mas ela ensina algo que é muito verdadeiro: o profeta sente dor em mostrar os erros dos da sua casa. Não é prazeroso para ele, ele o faz porque Deus mandou e não tem saída, ele tenta sempre trazer o conserto e a reconciliação.

Com a internet, a voz dos que não eram ouvidos ganhou uma chance, mas com esta chance veio todo o tipo de “profeta” e frustrados religiosos.

Se você varre a sua casa e joga o lixo fora, você é uma pessoa que está se importando apenas coma a casa limpa. Mas se você vai com o seu lixo até o lixão e fica por lá observando os outros lixos, aí então você deixou de se importar com a casa e se encantou pelo lixo.

É isso que tenho visto em alguns blogs, vídeos, twitters aqui na internet. Pessoas que já saíram de casa para morar no lixão, onde ficam mexendo nos lixos gospels para encontrar os mais fedorentos e guardar para sua coleção. Assim, ficam o tempo todo mostrando aberrações gospels e se divertindo com o que Deus se entristece.

Apenas Urubus gostam de ficar o tempo todo em lixões ao redor das carniças. Este tipo de material não traz vida, não traz mudança social e religiosa, mas sim entretenimento bizarro, e isso os profetas nunca fizeram.

Tenho que confessar, eu sou por criação um cara muito crítico, mas não quero transformar este blog, meu Twitter, minhas peças ou pregações em um lixão onde não me importe mais com a limpeza da casa e sim em sobreviver da carcaça de quem já esta morto. Deus me ajude a criticar com amor e a não perder o foco!”

Fonte: http://marcosbotelhodojv.blogspot.com/2010/07/os-urubus-gospels-da-internet.html

Eu oro para que nós consigamos esse equilíbrio de sempre dizer a verdade no nosso blog, sem ficar “cheio de dedos” mas ao mesmo tempo ter sabedoria de exortar com amor. Às vezes fica difícil falar sobre certas coisas sem transmitir raiva, pois com acesso a tanta informação hoje em dia ficamos sabendo rapidamente de certas heresias que imediatamente sobem o sangue. Mas como disse o Marcos “Deus me ajude a criticar com amor e a não perder o foco!”

Que Deus abençoe

Lucas Lainetti

Anúncios

Sobre Sinal do Reino
Um blog que traz mensagens diárias do cotidiano da vida cristã, feito por cristãos como qualquer outro. Não somos pastores, nem teólogos, muito menos apóstolos, profetas ou seja lá o que for. Somos almas sobreviventes que teimam em seguir a Cristo apesar da igreja e este blog traz uma pouco dos nossos pensamentos e histórias

One Response to Qual o verdadeiro papel de um profeta?

  1. Fernando says:

    Realmente é um triste cenário o qual vivemos hoje…A internet é como se fosse um mega-fone para esses “maus pastores”, pois utilizam da ferramenta para espalhar o rebanho e não para juntar, assim como faz o Bom Pastor!

    Bom mas já era de se esperar, a palavra mesmo nos orienta e nos pré-avisa que os escada-los aparecem mesmo, e é só o começo. Porém Deus, nosso Pai amado pode sempre contar com Nós, os que estão aqui para falar apenas o que Ele quer!!!

    Oro para que todos que um dia estejam pensando em usar o ministério de exortação tenham a consciência da linha tênue que caminha a Exortação com a Falta de Respeito!!!

    Mais uma vez muito obrigado pela referência, e conte sempre comigo companheiro de Obra Virtual!!!

    Um forte abraço,
    Na Fé!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: