Sola Gratia

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”.(Efésios 2:8,9)  

Já imaginou receber um presente tão bom, mas tão bom que parece ser bom demais para ser verdade? Imagino que essa seja a única explicação para algumas pessoas não aceitarem que a graça de Deus é suficiente para salvação. Instintivamente tentamos “comprar” a salvação o que não é possível.  

Na época de Lutero acreditava-se que Deus salvasse pela graça, mas também se acreditava que o próprio livre arbítrio e cooperação com a graça era “a parte humana” na salvação. A frase popular medieval era: “Deus não negará a sua graça àqueles que fazem o aquilo que podem.”. A primeira vista não parece que há algo errado com esta frase (até escrever este post provavelmente eu concordaria plenamente com ela sem pensar). Mas por que Lutero escreveria algo contra este pensamento então? Lembrei de um versículo que explicaria isto: ”Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe”.(Isaías 64:6).  

Se pararmos para pensar poderíamos parecer até mesmo ingênuos diante de Deus achando que qualquer coisa que fizessemos poderia fazer Ele nos amar ou deixar de amar. Imagine a cena: Você acorda pela manhã e tá o seu cachorro abanando o rabo todo feliz em cima de você, ai você se senta e percebe a cena, seu cachorro teve a “brilhante” idéia de te dar um presente, foi até o quintal e caçou o primeiro bicho que viu pela frente e trouxe feliz para você apreciar. Você vê um pombo morto ensanguentado em cima da sua cama (eca! Nojento) pena para tudo quanto é lado e quando você se levanta e então? Vê a casa abaixo como prova da perseguição e o seu cachorro alí, parado, abanando o rabo, feliz e com ar todo orgulhoso por ter trazido algo para o dono. Deve ser mais ou menos assim que Deus nos vê tentando “comprar” a graça.  

“Sola Gratia” é a afirmação que Deus JÁ nos ama antes mesmo de qualquer coisa, não precisamos fazer absolutamente nada para receber isso. A fé no sacrificio de Cristo é suficiente para salvação. Alguns pregadores chegaram a passar a ideia do legalismo em que você precisaria fazer uma lista de coisas e deixar de fazer outras para só depois Deus se manifestar e derramar o Seu Espírito. Seria mais ou menos o mesmo que um pai chegasse para o seu filho de 5 aninhos e falasse assim: “Olha joãozinho tá aqui uma lista do que você precisa fazer. Se você cumprir tudo isso então eu vou te amar e ser seu pai”. Esse pai iria parecer aquele caso da procuradora Vera Lúcia que maltratou uma criança no Rio, lembram? Nós sabemos que normalmente não é assim, os pais amam os seus filhos antes mesmo de eles nascerem, pais exortam seus filhos e cuidam não importa o quanto eles sejam rebeldes.  

Então “Sola Gratia” é um convite ao liberalismo? Já que Deus nos ama independente de qualquer coisa? Claro que NÃO, Deus oferece a Sua graça a todos através do sacrifício de Cristo e aqueles que aceitam esse sacrifício a recebem antes mesmo de qualquer passo, como no caso de Maria Madalena por exemplo, primeiro ela aceitou a graça de Cristo e depois largou sua vida de pecado por amor a Ele. Da mesma forma nós que aceitamos a Cristo tentaremos fazer Sua vontade e nos afastar do pecado por amor a Ele. Não fizemos absolutamente nada para que possamos merecer isto mas Ele nos adotou como filhos. Por quê? Não faço a mínima ideia, só sei que isso é o imenso amor de Deus que eu não sou capaz de compreender.  

No final das contas provavelmente tentaremos caçar algum pombo por aí e levar na cama para o nosso Mestre, mas não na tentativa de comprar o seu amor, pois sabemos que Ele já nos ama, mas por quê somos gratos a Ele por tudo. E não seremos expulsos de casa por não termos feito a lição de casa ou por qualquer outro motivo, mas provavelmente seremos exortados e colocados de castigo rs, pois somos disciplinados com amor.  

Que Deus abençoe
Lucas Lainetti  

Posts relacionados:

Lutero – Um cristão de verdade  

Sola Scriptura  

Solus Chistus  

Sola Fide  

Soli Deo Gloria

Anúncios

Sobre Lucas Lainetti
Cristão teimoso em continuar seguindo Ele apesar da igreja rs, sobrevivente de evangelho pós moderno. Não sou teólogo, nem pastor, também não recebi nenhuma unção especial me tornando acima de alguém. Ás vezes sou um trabalhador ás vezes sou só um cidadão, ora amigo na alegria ora irmão na angústia, marido sempre feliz e orgulhoso da esposa. Mas em todo o tempo eu sou cristão tentando ser um sinal do reino fora do templo

3 Responses to Sola Gratia

  1. pedropamplona says:

    Parabéns Lucas. Andei estudando e gosto muito da teologia reformada e das 5 solas. Seus posts tem sido bem coerentes e verdadeiros. Glória a Deus. Continuo acompanhando…

    • lainetti says:

      Obrigado pelo apoio Pedro

      na verdade eu também tenho aprendido muito fazendo os posts também rs acabei encontrando material sobre muitos outros pensadores cristãos que vieram depois de Lutero e vi que tem mta coisa pra ler ainda hehehe

      grande abraço

  2. Natália says:

    Sensacional!! Glória a Deus pela sua vida!!
    É um assunto que o ser humano de tão pecador que é, custa enteder.
    E realmente é tanto amor que ficamos muitas vezes constrangidos.

    Deus te abençoe e continue falando através da sua vida!!

    Natália.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: