Sola Scriptura

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16,17) 

Eu imagino que “Sola Scriptura” foi a primeira conclusão que Lutero chegou antes de escrever suas teses. Não encontrei nenhum dado que afirme isso, mas quando parei para meditar nesta mensagem me dei conta que os outros quatro “Solas” foram gerados justamente por contestar as tradições religiosas da época e conflitá-las com a Bíblia, logo, imagino que Lutero um dia estudando as Escrituras caiu a ficha que alguns ensinamentos e tradições da igreja iam diretamente contra os ensinamentos Bíblicos. Ele deve ter parado pra pensar: 

– “Qual deve ser minha base? As palavras de um Livro inspirado pelo Próprio Deus que eu me proponho a servir ou o que meus superiores da igreja que eu faço parte dizem ser certo?”. 

Colocando desse jeito pode parecer óbvia a resposta “Somente a Palavra de Deus (Sola Scriptura) e não ensinamentos de homens”. Mas não acho que essa conclusão tenha sido algo tão simples para Lutero, vamos tentar imaginar a situação dele, um padre católico, praticante, sério, que respeitava muito a igreja e via toda a atividade dela como sagrada, cria absolutamente que seus superiores e colegas do clérigo eram homens de Deus íntegros e dedicou 12 anos da sua vida a esta igreja antes de finalmente contestar os ensinamentos que muitas vezes ele mesmo propagou. 

Primeira coisa que eu tiro disso é que Lutero não era o tipo de cara que ficava procurando contradição em qualquer coisa para começar a criticar alguém, ele era simplesmente um cristão sincero e humilde no caminho de conhecer a Deus e a verdade (assim como você, eu e tantos outros que conhecemos). 

Segundo ponto é que ele começou a descobrir divergências entre a Bíblia e afirmações que ele assumiu como verdade absoluta durante tooooda sua vida, os dogmas. Para uma breve contextualização do que isto significava para Lutero, dogmas eram afirmações que deveriam, indiscutivelmente, serem assumidas como verdadeiras e se você perguntasse “por quê?” a resposta seria “porque sim, Zequinha” e se você contestasse você seria excomungado e morto e iriam afirmar categoricamente para sua família e amigos que você foi para o inferno e está sendo espetado pelo capeta nesse exato momento, deu pra sentir o drama? 

Mas graças a Deus Lutero era um cristão sincero, humilde e que orava muito e Deus encheu ele de coragem para enfrentar tudo e expor a verdade. Querendo fazer uma reforma na igreja, clamando para que ela voltasse às práticas ensinadas na Bíblia “Sola Scriptura” nasce como um grito de guerra da Reforma Protestante e Lutero foi a público reprovar os ensinamentos não Bíblicos. Mas a igreja não estava muito interessada em mudar seu “modelo de negócio” e resolveu ameaçar Martinho Lutero com a excomunhão (e morte) se ele não se retratasse formalmente. A resposta de Martinho Lutero foi: “Portanto, a menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pelo mais claro raciocínio; a menos que eu seja persuadido por meio das passagens que citei; a menos que assim submetam minha consciência pela Palavra de Deus, não posso retratar-me e não me retratarei, pois é perigoso a um cristão falar contra a consciência. Aqui permaneço, não posso fazer outra coisa; Deus queira ajudar-me. Amém”

Eu me identifico pessoalmente com essa história, pois já estive em posição semelhante, onde tive que contestar o que era dito em cima do altar por alguém que eu acreditava ser um homem de Deus, mas claramente falava algo que ia diretamente contra princípios mais básicos da fé em Cristo e semelhantemente também pregava que aquele que contestasse o que o “homem de Deus” falava no altar estava sendo usado pelo diabo. Absolutamente não é fácil ver que coisas que você acreditou durante anos eram mentiras diabólicas e também não é fácil se libertar desses ensinamentos. Pois o diabo sutilmente coloca esses ensinamentos no nosso meio com aparência de verdade (se aparecesse um bicho vermelho com chifres na minha frente eu iria rejeitar qualquer coisa que ele falasse logo de cara). 

Somente a Palavra de Deus pode nos libertar dessas armadilhas e prevenir que sejamos enganados por falsos profetas. Então eu peço (do fundo do coração) a quem me lê que estude, entenda e absorva os ensinamentos da Bíblia. Não “coma na mão” de ninguém seja pastor, bispo, apóstolo, profeta, ou seja lá o que for. Não se permita ser manipulado, pois já surgiram dezenas de falsos profetas se colocando como autoridades de Deus e irão surgir mais. Tenha sempre a Palavra de Deus como base (a Palavra completa e dentro de um contexto, pois o diabo também usa trechos fora de contexto para persuadir) e na dúvida ore, ore muito. 

“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.” (2 Timoteo 2:15) 

Que Deus abençoe 

Lucas Lainetti 

Posts relacionados:

Lutero – Um cristão de verdade 

Solus Chistus 

Sola Gratia 

Sola Fide 

Soli Deo Gloria

Anúncios

Sobre Lucas Lainetti
Cristão teimoso em continuar seguindo Ele apesar da igreja rs, sobrevivente de evangelho pós moderno. Não sou teólogo, nem pastor, também não recebi nenhuma unção especial me tornando acima de alguém. Ás vezes sou um trabalhador ás vezes sou só um cidadão, ora amigo na alegria ora irmão na angústia, marido sempre feliz e orgulhoso da esposa. Mas em todo o tempo eu sou cristão tentando ser um sinal do reino fora do templo

3 Responses to Sola Scriptura

  1. Fernando says:

    Ore, busque, Leia mas Leia mesmo a palavra de Deus!!!

    Pois a palavra Liberta!!!

    Escândalos, problemas, falsos profetas são lutas que as igrejas aqui na terra TEM que enfrentar, é Bíblico. E é nesta Fé que temos que Seguir, Fé na Palavra de Deus, que não é só pq é pregada por um Homem que eu devo aceitar assim de primeira….Não custa nada da uma lida, ou duas “lidas” no que foi pregado….Faça uso do Cérebro que Deus te deu e seja inteligente!!!

    Claro eu tenho consciência de que não vou mudar o mundo, ele é assim do jeito que esta mesmo (e vai piorar), mas EU POSSO mudar a maneira que o vejo e que vivo!!!!

    Bom e vale sempre lembrar que no caso dos Pastores, Bispos, Obreiros, Profetas, enfim qualquer cargo, Eu sou obrigado a Respeitar a todos, principalmente por serem seres humanos,ALMAS, Porém não sou obrigado a concordar com Tudo, e tbm nem por isso me da o direito de ficar por ai debatendo, criticando e falando mal das pessoas, pois discordar não é pecado, mas sair por ai espalhando palavras negativas sobre o pastor x, obreiro b ou membro a, por mais que estejam errados, o maior errado neste caso é você que esta tomando esta atitude.

    Lembre-se Maria Madalena foi acusada, milhares de pessoas apontaram o dedo e a acusaram, mas no final, foi a Unica que saiu limpa e livre de culpa, já os acusadores…..

    Faça a sua parte e seja Feliz!!!

    Ótimo Texto!!!
    Quero mais hehehe
    Abraços!!
    Na Fé!
    http://fernando-ms.blogspot.com/

    • lainetti says:

      Fernando

      Realmente existe um abismo enorme entre sair por ai falando “ah eu vi fulano fazendo isso ou siclano fazendo aquilo” e argumentar ensinamentos pregados nos altares por ai. Todos nós pecamos e precisamos de perdão e graça, assim como Maria Madalena como você citou, a igreja deve ser sempre um lugar de amor e misericórdia e devemos sempre estar dispostos a ajudar nosso próximo que se arrepende de seus pecados.

      Lembro que a primeira vez que li a história de Lutero o que eu achei mais legal foi a postura dele de respeito, ele tentou levar suas descobertas ao concilio da igreja para que houvesse uma mudança interna, por isso o movimento foi chamado de Reforma pois ele queria simplesmente fazer o certo. A intenção dele nunca foi de se tornar o “chefe” de uma igreja. Como a igreja não deu ouvidos a ele (pois os lideres estavam mais preocupados em manter suas posições sociais do que comprometidos com a verdade) ai sim ele foi a publico argumentar e mesmo assim ele apresentou o ponto de vista dele explicando o porque e pediu uma contra argumentação, não saiu por ai chamando os líderes de capeta ou coisa assim.

      Mas me parece que falta as vezes hoje uma postura mais critica e comprometida com a verdade, devemos abraçar nossos irmãos ao invés de atirar pedras, sim com certeza mas não podemos em hipótese nenhuma sermos coniventes com heresias pregadas e fazer o possível para que a Palavra de Deus se sobressaia ao engano. A exemplo do Lutero não devemos nos conformar e falar contra nossa consciência a fim de preservar a imagem de ninguém. O próprio Jesus em público reprovava os ensinamentos dos mestres da Lei: “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo” (Mateus 23:13)

      Acho que o mais importante é termos em mente que o “cargo” na igreja não é uma questão de hierarquia mas somente questão de função, seja bispo, pastor, membro, diácono etc somos todos humanos, passíveis de erros, unidos pela fé em Cristo e todos temos obrigação de zelar uns pelos outros em amor e temos obrigação de zelar pelos ensinos também.

      Isso me lembrou um versículo de Tiago muito interessante: “Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor.Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo” (Tiago 3:1,2)

      Enfim foi um excelente complemento que você fez, muito obrigado pelo comentário

      Abraços

  2. soraya cunha says:

    Lucas

    Boa esta palavra Lucas.Já passei por isso também. Aprendi com minha grande Mestra Ivone Chagas, que temos que ser Bereanos e aprender, pelo conhecimento das escrituras, quem é o nosso verdadeiros Deus para não servirmos de ninho para todo “vento de doutrina”. Nossa responsabilidade como cristão é estudar muito para levar um evangelho de salvação e não de alienação.

    Mas, parabéns pelo seu aniversário e que Deus continue achando em ti uma mente aberta para sua
    Boa Nova e somente cativo a esta verdade.

    Mil beijos para ti

    Soraya Cunha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: