Um cristão de verdade

O cristianismo tem aproximadamente 2000 anos e um capítulo que eu considero muito importante na História de cristianismo é com certeza a história de Lutero. Ele foi um homem que devido a sua paixão verdadeira pelo evangelho mudou o mundo enfrentando tudo para defender a verdade. Eu sinceramente creio que todos cristãos de hoje deveriam conhecer a história dele. Por isso resolvi postar um breve resumo da vida dele.

Martinho Lutero foi um padre e professor de teologia alemão que e iniciou a Reforma Protestante. Veementemente contestando a alegação de que o perdão de Deus sobre o pecado poderia ser comprado, confrontou o vendedor de indulgências Johann Tetzel com suas 95 Teses em 1517. Sua recusa em retirar seus escritos a pedido do Papa Leão X em 1520 e do Imperador Carlos I de Espanha na Dieta de Worms em 1521 resultou em sua excomunhão pelo papa e a condenação como um fora-da-lei pelo imperador.

Lutero durante a reforma protestante tentou definir a essência pura do cristianismo baseado em verdades bíblicas discordando das tradições católicas. Nisto ele enfatizou 5 máximas conhecidas hoje como os “5 Solas”:

Sola Scriptura – Somente a Escritura como única fonte de revelação divina
Solus Christus – Somente a Cristo como caminho de salvação
Sola Gratia – Somente a Graça é suficiente para salvação e não fruto de obra humana
Sola Fide – Somente a Fé nos justifica diante de Deus
Soli Deo Gloria – Glória somente a Deus e nenhum outro

Lutero ensinava que a salvação não provia de bons feitos, mas de um livre presente de Deus, recebida apenas pela graça através da fé em Jesus como um redentor do pecado. Sua teologia desafiou a autoridade papal na Igreja Católica Romana por ensinar que a Bíblia é a única fonte de conhecimento divinamente revelada e opôs-se ao sacerdotalismo, por considerar todos os cristãos batizados como um sacerdócio santo.

Sua tradução da Bíblia em outros idiomas (que não o latim) fez do livro mais acessível, causando um impacto gigantesco na Igreja e na cultura alemã. Promoveu um desenvolvimento de uma versão padrão da língua alemã, adicionando vários princípios à arte de traduzir, e influenciou a tradução para o inglês da Bíblia do Rei James. Seus hinos influenciaram o desenvolvimento do ato de cantar em igrejas. Seu casamento com Catarina von Bora estabeleceu um modelo para a prática do casamento clerical, permitindo o matrimônio de padres protestantes.

Nos próximos posts eu irei fazer um estudo onde detalharei mais sobre cada um dos “Solas” e como eles são atuais em nossa vida cristã

Que Deus abençoe

Lucas Lainetti

Posts relacionados:

Sola Scriptura

Solus Christus

Sola Gratia

Sola Fide

Soli Deo Gloria

Anúncios

Sobre Lucas Lainetti
Cristão teimoso em continuar seguindo Ele apesar da igreja rs, sobrevivente de evangelho pós moderno. Não sou teólogo, nem pastor, também não recebi nenhuma unção especial me tornando acima de alguém. Ás vezes sou um trabalhador ás vezes sou só um cidadão, ora amigo na alegria ora irmão na angústia, marido sempre feliz e orgulhoso da esposa. Mas em todo o tempo eu sou cristão tentando ser um sinal do reino fora do templo

2 Responses to Um cristão de verdade

  1. Fernando says:

    E Deus procura Cristãos assim, corajosos, intrépidos que não tenham medo de defender sua Fé!!!

    Sejamos cada vez mais Servos ao Senhor!!!

    Ótimo post, estou no aguardo dos estudos agora!!
    Abraços,
    Na Fé!!!
    http://fernando-ms.blogspot.com/

  2. Ari says:

    Excelente, gosto muito de estudar as origens da igreja.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: