Mais Cristo, Menos Cristianismo

A adoração a Cristo é mais importante que a defesa do Cristianismo

Toda religião está estruturada em dogmas, rituais e códigos morais. O Cristianismo também. Mas não são os dogmas, os rituais e os códigos morais que definem a experiência pessoal com Cristo.

O apóstolo Paulo esclareceu que os seguidores de Jesus não podem ser reduzidos a observadores de rituais e padrões morais.

Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo […] Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que, como se ainda pertencessem a ele, vocês se submetem a regras: “Não manuseie!”, “Não prove!”, “Não toque!”? Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos. Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne.  Colossenses 2.16,17,20-23

Mais importa a devoção pessoal a Jesus Cristo do que a defesa do Cristianismo, até porque o Cristianismo como religião é indefensável. A começar da impossibilidade de definir o Cristianismo. Isto é, aquele que deseja defender o Cristianismo (ou atacar) deve primeiro dizer de qual Cristianismo está falando. Por exemplo, está falando do Cristianismo católico romano ou protestante? Do movimento carismático ou da teologia da libertação? Do protestantismo histórico ou do neopentecostalismo? Da igreja ortodoxa do oriente ou da igreja ocidental?

Os cristãos não devem se ocupar tanto em defender o Cristianismo como em servir a Cristo. Não raras vezes uma coisa conflita com a outra. Veja, por exemplo, as guerras pelo controle da Terra Santa, as Cruzadas na Idade Média, o conflito entre católicos e protestantes na Irlanda e as tantas divisões das ordens do catolicismo e das denominações do protestantismo evangélico.

Toda vez que a defesa do Cristianismo se tornar prioritária, corremos o risco de sacrificar nossa adoração a Cristo. A defesa dos nossos dogmas, rituais e códigos morais, podem mesmo ter “aparência de piedade”, mas não passa de “religiosidade” Colossenses 2.23.

Consta que Mahatma Gandhi teria afirmado a respeito dos protestantes ingleses: “Aceito seu Cristo, mas não aceito seu Cristianismo”. Eis aí uma constatação interessante: não poucas vezes a maneira como pretendemos servir a Cristo implica trair o espírito de Cristo. Talvez tenha sido isso o que Friedrich Nietzsche quis dizer ao afirmar: “Se mais remidos se parecessem os remidos, mais fácil me seria crer no Redentor”.

Há muitas pessoas que se declaram adeptas da religião Cristianismo, mas não se comprometem a viver como Jesus Cristo viveu e ensinou. Não estão preocupadas em “guardar (obedecer) todas as coisas que ele ordenou” [Mateus 20.18-20], nem tampouco em “andar como Ele andou” [1 João 2.6].

A respeito dessas pessoas, o próprio Jesus declarou:

Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?’ Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! Mateus 7.21-23

Texto extraído do estudo Vinho Novo, Odres Novos – 12, do Pr. Ed René Kivitz de 13/06/2010

 (http://www.ibab.com.br/pdf/vinho_novo_odres_novos-12.pdf)

Anúncios

Sobre Sinal do Reino
Um blog que traz mensagens diárias do cotidiano da vida cristã, feito por cristãos como qualquer outro. Não somos pastores, nem teólogos, muito menos apóstolos, profetas ou seja lá o que for. Somos almas sobreviventes que teimam em seguir a Cristo apesar da igreja e este blog traz uma pouco dos nossos pensamentos e histórias

One Response to Mais Cristo, Menos Cristianismo

  1. Diana says:

    Nossa muito forte gostei muito que o Espirito Santo te de cada vez mais sabedoria…Deus os abençõe!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: